Header Ads

Palestra sobre voluntariado


De volta a mais um ano lectivo, o Banco de Voluntariado Juvenil da Escola Gil Eanes, organizou mais um encontro para divulgar e promover o voluntariado juvenil junto das instituições que mais precisam deste tipo de apoio. O encontro decorreu no passado dia 3 de Novembro, no Auditório António Freitas, durante toda a manhã. Aí, membros da comunidade escolar e representantes das instituições, tiveram oportunidade de dialogar sobre os desafios do voluntariado juvenil a nível local. Neste contexto estiveram presentes representantes do CASLAS-CASA DE SANTO AMARO, CASLAS-LAR DE JOVENS, NECI e a ASSOCIAÇÃO CADELA CARLOTA.

Este ano lectivo o Banco do Voluntariado Juvenil procurou alargar a amplitude da participação cívica de alunos, professores e funcionários, a novas áreas do serviço social e comunitário, designadamente ao apoio à deficiência mental infanto-juvenil e protecção dos animais. Assim a NECI e a ASSOCIAÇÃO CADELA CARLOTA vêm juntar-se a outras instituições, BANCO ALIMENTAR E STA. CASA DA MISERICÓRDIA, com as quais já se vêm desenvolvendo actividades de cooperação.

O voluntariado continua a ser uma necessidade urgente, particularmente com o agudizar da crise, numa conjuntura de falta de recursos humanos, por falta de meios. Mas o voluntariado, em particular o juvenil, é também uma forma de promovermos uma nova percepção sobre a vivência do indivíduo em sociedade.

Contrariando a tendência para o individualismo social, a nossa orientação vai no sentido de fornecer aos jovens voluntários um leque diversificado de contextos reais de acção, junto das instituições, através dos quais possam, por si próprios, construir novas valorizações, atribuir novos significados e perceber a importância do seu exemplo para a germinação de uma cultura mais tolerante e solidária, que garanta, a médio/longo prazo, uma melhor sustentabilidade das relações sociais e humanas na comunidade em que estamos inseridos.
Professor Fernando Ildefonso

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.