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Blended Learning e o paradigma na educação de pessoas adultas


De acordo com a proposta apresentada no ano transacto à Direcção da Escola Secundária Gil Eanes de Lagos pela Professora Mariela da Conceição Alberto, Mestre em Ciências da Educação - Educação de Pessoas Adultas, no presente ano lectivo os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), de nível secundário e de dupla certificação vão iniciar, a título experimental, um sistema misto de aulas presenciais conjugadas com a modalidade de ensino à distância on line, designado  Blended Learning.
Nesta modalidade de ensino a semana de aulas, será dividida em 4 dias de aulas presenciais e um dia de aulas on line. No dia on-line os Formandos poderão interagir a partir de casa com o Formador através da internet, utilizando a plataforma Moodle, com fórum, chat e outros instrumentos ao dispor neste meio, conforme as necessidades. Os materiais para esta aula semanal em Blended Learning serão para este efeito, sempre, disponibilizados na plataforma Moodle da Escola pelo Formador. Os Formandos sem acesso à internet em casa, comparecem na Escola onde tem disponíveis meios para esse fim.
Esta proposta foi apresentada à Direcção da Escola no ano lectivo 2009/2010, para ser aplicada apenas numa turma. No entanto foi acolhida de forma entusiástica pela Directora que sugeriu que a mesma fosse aplicada a todas as turmas deste subsistema de ensino, cursos EFA. Para o efeito a Directora incumbiu a Professora Mariela Alberto de apresentar uma proposta de alteração ao Regulamento Interno da Escola para estes cursos o que foi realizado. Esta, depois de discutida e aprovada em todas as equipas pedagógicas foi posteriormente aprovada no Conselho Pedagógico da Escola Gil Eanes.
Ficou ainda decidido que, porque se trata de uma iniciativa a título experimental, a mesma não tem para os formandos carácter de obrigatoriedade, podendo estes comparecer na Escola no dia estipulado para o Blended Learning e realizar aí os trabalhos que os professores de cada área de competência, envolvida no projecto, disponibilizam na plataforma Moodle da escola.
Para facilitar o êxito deste projecto a Professora Mariela Alberto disponibilizou-se para dar formação sobre a utilização da plataforma Moodle, durante o período de Setembro a finais de Novembro, em que não foi possível iniciar as actividades lectivas, a todos os professores que se disponibilizaram para integrar o projecto, dando igualmente as indicações necessárias mas que não colidissem com a gestão pedagógica e didáctica das UFCD de cada área de competência.
No início das actividades lectivas, a Professora Mariela deslocou-se a todas as turmas e áreas de competência envolvidas explicando aos formandos em que consistia o projecto, dando formação em Moodle e criando todas as condições formativas para que estes, possam a partir de casa, utilizar esta funcionalidade.
A Professora Mariela continua a manifestar total disponibilidade, quer para Formadores quer para Formandos, a fim de se irem ultrapassando todas as dificuldades que eventualmente possam surgir na aplicação do projecto.
Com esta experiência pedagógica pretende-se testar desde já, na Escola e neste tipo de cursos, uma modalidade de ensino que é uma mais-valia, sobretudo para os adultos, pois permite-lhes a partir da sua casa adquirir as competências que se exigem, sem pôr em causa a aquisição de saberes. É ainda para os Formadores a possibilidade de participarem num projecto pioneiro a nível do ensino secundário em Portugal, permitindo actualizarem conhecimentos nesta área e/ou iniciarem-se numa modalidade que já ocupa um grande espaço na educação de adultos e será de futuro utilizada de forma cada vez mais intensiva.  
A Professora Coordenadora do Projecto, Mariela Alberto, está também neste Projecto para testar, no terreno, a sua tese de doutoramento registada na Universidade de Sevilha com o titulo “Pressupostos para um sistema interactivo nos processos de ensino/aprendizagem baseado em tecnologias de informação e de comunicação (um cenário de ensino à distância para adultos baseado em blended-learning”.


Lagos, 13 de Dezembro de 2010
Mariela Alberto

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