Header Ads

O Teatro veio à nossa Escola


No dia 31 de Janeiro, a Companhia de Teatro do Algarve apresentou, no Auditório António Freitas, a peça Mais um Shot?, um espectáculo interactivo ao qual assistiram as turmas 8º D, 10º D, 11º C, D, E, F, 12º C, D, E, G.

Através de uma dinâmica de grupo inteligentemente seleccionada, os alunos foram levados a recriar diferentes tipos de ambientes festivos onde se consomem bebidas alcoólicas. Este foi o ponto de partida para a observação de inúmeras situações decorrentes do ab(uso) do álcool. O espectáculo espelhou a realidade entre risos e constrangimentos de quem vê desfilar diante dos olhos os malefícios e as consequências do consumo de álcool na adolescência. Houve ainda espaço para uma reflexão conjunta acerca das vivências retratadas.

Para além do brilhante desempenho dos verdadeiros actores, há a destacar a espontaneidade dos nossos alunos que recriaram situações e viveram os papéis de uma forma tão “verdadeira” e imaginativa que, em alguns casos, diríamos estar a assistir ao surgimento de novas vocações.

Estão pois de parabéns todos os intervenientes nesta iniciativa: os actores da Companhia de Teatro do Algarve pela forma simples mas eficaz como abordaram o tema; o grupo de Português por ter proporcionado à nossa escola este encontro com a arte dramática enquanto reflexo das inquietações dos mais jovens; os nossos alunos pelo modo criativo como responderam ao desafio da representação.

Já no ano lectivo anterior o Grupo de Teatro ACTA trouxe à nossa Escola a representação de “Bulling”, uma peça também enquadrada no Programa de Teatro para a Educação, que mereceu rasgados elogios por parte dos nossos alunos.

A professora Ana Luísa Albuquerque agradece a disponibilidade dos colegas que acompanharam as turmas ao Auditório, desejando que estas iniciativas, de alguma forma, contribuam para a formação cívica dos nossos alunos.
Texto da professora Ana Albuquerque

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.