Header Ads

Visita de Estudo Museu do Oriente e Assembleia da República

As turmas do curso de Línguas e Humanidades 12º C e D da Escola Secundária Gil Eanes de Lagos deslocaram-se a Lisboa numa visita de estudo no âmbito das disciplinas de História, Área de Projecto e Sociologia.
Primeiramente as turmas dirigiram-se para o Museu do Oriente, que tem como função a promoção e valorização dos testemunhos, quer da presença portuguesa na Ásia, quer das distintas culturas asiáticas.
As colecções apresentadas aos alunos, todas de grande valor histórico, permitiram a melhor compreensãodo papel dos portugueses nestas civilizações, ou seja tanto as suas influências noutros países como também a influência recebida por esses mesmos países.
Na exposição foram-nos apresentados diversos objectos relativos ao assunto em questão e foram ouvidas várias histórias e lendas, algumas bem mais perturbadoras que outras. Relataram-se histórias sobre os deuses e a cultura Hindu.
A vista ao museu contribuiu muito para o conhecimento geral do tema e despertou o interesse em relação ao mundo asiático.
Na segunda parte da visita os alunos dirigiram-se à Assembleia da República que lhes permitiu a melhor compreensão do mundo político. As turmas que se encontravam numa das galerias observaram uma discussão política e perceberam como tudo funciona. Observa-mos duas discussões relativas ao aumento dos preços dos bens essenciais e ainda o estado da economia portuguesa. Discutiu-se ainda a aplicação de portagens na Via do Infante, mas nessa altura as turmas já se tinham dirigido para o autocarro.
A ida à Assembleia promoveu fortemente a relação dos jovens com o mundo político; sendo eles o futuro deste país cabe-lhes a rápida tomada de consciência do que se passa à nossa volta, não apenas para os que ambicionam um cargo político mas para todos aqueles que se tornarão cidadãos activos na vida em sociedade, no que respeita ao voto. Para que o façam com consciência e cientes de todas as consequências, sempre com o intuito de melhorar o país e viver uma era de prosperidade.


Vanessa Daniela Cordeiro Martins
Nº20
12ºC


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.