Header Ads

Palestras e saídas de campo: “Ciência Para Miúdos e Graúdos”


No próximo dia 16 de Março vai iniciar-se na Escola Secundária Gil Eanes, Lagos, uma série de palestras e saídas de campo designadas “Ciência Para Miúdos e Graúdos”.

As palestras e as saídas de campo, da responsabilidade do grupo de Biologia e Geologia desta Escola, têm como principal objectivo a divulgação das Ciências Naturais, e estão dirigidos aos pais e alunos, bem como ao resto da comunidade escolar. Com estas acções pretende-se igualmente promover o contacto, fora do contexto das aulas, de alunos e famílias, promovendo simultaneamente o conhecimento científico.

16 de Março 2011 – 21h, auditório da Escola Secundária Gil Eanes, Lagos.
Dinossauros: Novas Técnicas, Velhos Mitos – por Luís Azevedo Rodrigues.

A palestra abordará os últimos avanços científicos na investigação dos dinossauros, bem como o papel destes animais do passado na cultura popular actual: cinema, imaginário infantil, literatura.

Temas aparentemente tão díspares como as Tomografias Axiais Computadorizadas efectuadas em dinossauros, se é possível saber a cor dos dinossauros ou como se movimentavam, ou a influência dos dinossauros na obra do autor de Sherlock Holmes, e o Património paleontológico do Algarve serão algumas das questões abordadas nesta palestra, sendo apresentados casos concretos.

30 de Março 2011 – 21h, auditório da Escola Secundária Gil Eanes, Lagos.
Tremores de Terra para Principiantes – por Margarida Agostinho

Nesta palestra será feita a introdução científica aos sismos, quais as técnicas de medição da energia e efeitos de um sismo. A revisão histórica e científica ao sismo de 1755, bem como o seu impacto no Algarve e na cidade de Lagos, serão também abordados. O que fazer em caso de sismo constituirá outro dos pontos de interesse desta palestra, sempre com o contexto regional algarvio como pano de fundo.


27 de Abril de 2011
Darwin: entre Baleias com Patas e Dinossauros com Penas – por Luís Azevedo Rodrigues

A evolução dos dinossauros, particularmente de um grupo de dinossauros carnívoros, será o mote para a primeira parte da palestra, já que esse grupo originou o grupo de vertebrados terrestres mais diversificado – as aves, com cerca de 10 000 espécies. A origem do voo e das penas serão explorados à luz das mais recentes informações científicas.
A segunda parte da palestra explorará a evolução de um grupo de mamíferos, que depois de serem terrestres, foram “empurrados” pela Evolução de novo para o mar – os cetáceos, que incluem os golfinhos e as baleias.
As teorias evolutivas de Darwin, e o seu papel na Ciência actual, serão o tema unificador dos dois casos evolutivos referidos: as aves e os cetáceos.

SAÍDAS DE CAMPO (em Abril e Maio, em datas a definir)


Praia da Salema – orientada por Luís Azevedo Rodrigues e Margarida Agostinho, nesta saída de campo serão observadas e analisados dois tipos de rastros de pegadas de dinossauro presentes na Praia da Salema: dinossauros ornitópodes (herbívoros) e dinossauros terópodes (carnívoros). O património paleontológico deste local será utilizado para se ilustrarem diversos tipos de informação que os paleontólogos recolhem, nomeadamente a velocidade a que o animal se deslocava, o seu tamanho, etc. O enquadramento e a história geológica da Praia da Salema serão igualmente abordados de forma a que os visitantes tenham uma imagem mais completo do ambiente em que estes dinossauros viviam há 125 milhões de anos.

Praia da Luz – Margarida Agostinho e Luís Azevedo Rodrigues, nesta saída de campo serão observadas diversas estruturas geológicas e paleontológicas, desde as rochas e várias estruturas sedimentares, passando pelos fósseis de invertebrados, até aos vestígios de um velho vulcão, num contexto com mais de 100 milhões de anos de idade. Várias histórias da Terra são abordadas no contexto da Praia da Luz.

PALESTRANTES/GUIAS DAS VISITAS:

Luís Azevedo Rodrigues

Doutorado em Paleontologia de Dinossauros pela Universidad Autónoma de Madrid, foi investigador do Museu Nacional de História Natural durante 8 anos. Efectuou trabalho de investigação em mais de 20 Museus de História Natural de todo o mundo (Nova Iorque, Berlim, Londres, Paris, Buenos Aires, Pequim, etc.) e trabalho de campo na Patagónia argentina (2004 e 2005), bem como em Espanha e Portugal.

Continua com a sua actividade de investigação científica, quer na Paleontologia, como também na Locomoção Humana, sendo membro de diversos projectos de investigação científica, em Portugal e Espanha. Formador de professores, já orientou diversas acções de formação e saídas de campo.
É o autor do blogue “Ciência Ao Natural” (http://cienciaaonatural.net), premiado em 2007-2008 no concurso Super Blog Awards na categoria Educação e Ambiente, um blog de divulgação científica convidado do jornal Público e que integra igualmente o site colectivo de bloggers científicos Science Blogs Brasil. Escreve actualmente uma coluna no jornal Barlavento.

Margarida Agostinho

Mestre em Educação, formadora de professores e professora há mais de 17 anos, tem no seu currículo várias publicações, tanto na vertente científica, como na vertente da divulgação científica. Paleontóloga amadora, tem uma profunda capacidade de comunicação e de motivação de vários temas das Ciências Naturais. Nutre particular carinho por um grupo de invertebrados extintos, as trilobites. A geologia e a paleontologia do Algarve ocupam um lugar particular nos seus conhecimentos.

CONTACTOS:

Luís Azevedo Rodrigues
laz.rodrigues@gmail

Margarida Agostinho
muymagnifica@gmail.com

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.