Header Ads

Alunos da Gil na Physics Materclasses 2011 – Física das Partículas

No passado dia 16 de Março, os alunos de física do 12º ano, Beatriz Dias, Yeuheniya Vitruchenko, Juan Rachadell, e José Serro, juntamente com o professor Carlos Teixeira, participaram no evento Physics Materclasses 2011 – Física das Partículas. Esta actividade realizou-se na Universidade do Algarve e teve como principal objectivo permitir o contacto dos alunos com algumas temáticas da Física Moderna, em particular a Física das Partículas, que pela sua complexidade científica não são abordadas ao nível do ensino secundário.

Os alunos deslocaram-se para Faro, juntamente com mais 4 alunos da Escola Secundária Júlio Dantas, numa carrinha da junta de Freguesia de São Sebastião.

Na parte da manhã assistiram a 4 pequenas palestras:

• Astronomia das Ondas gravitacionais: Uma Nova Janela Sobre o Universo
(Por: Paulo Seara de Sá, Departamento de Física, Universidade do Algarve)

• Física de Partículas: O Modelo Mais Padrão
(Por: Robertus Potting , CENTRA, Departamento de Física, Universidade do Algarve)

• Física solar
(Por: Dário Passos , CENTRA, Instituto Superior Técnico, Lisboa)

• Fotografando uma das Partículas Passagem...
(Por: Pedro Abreu, o LIP, Instituto Superior Técnico, Lisboa)

Na parte da tarde:

Fazendo uso do software Hypatia desenvolvido para o efeito, e a partir de um conjunto de dados reais (em suporte informático), os participantes procederam à identificação de pares de partículas sub-atómicas detectadas no ATLAS, um dos detectores do LHC (Large Hadron Collider), acelerador de partículas situado no CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire)

No evento realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, participaram para além de 8 alunos de Lagos, participaram no total, cerca de 35 alunos de escolas do Algarve. No final os alunos puderam, ainda, partilhar as suas conclusões em vídeo-conferência com estudantes de situados em duas Universidades Italianas, duas Universidades Gregas e uma Universidade Norte-Americana e puderam ainda colocar questões a cientistas do CERN.

Valeu a pena? Vale sempre a pena… é a ambição pelo conhecimento que nos move.

Para saber mais sobre o assunto… matricular-se em Física.

O Professor: Carlos Teixeira

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.