Header Ads

Um dia na biblioteca

1No dia 22 de outubro celebra-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Numa iniciativa conjunta, as bibliotecas dos Agrupamentos de Escolas Gil Eanes, Júlio Dantas, Aljezur, Vila do Bispo e Biblioteca Municipal de Lagos vão dinamizar algumas atividades em que poderão participar alunos e professores de todos os concelhos mencionados. Nesse dia, nas bibliotecas, será disponibilizado um «Roteiro» onde os utilizadores poderão ver visualizar o número de bibliotecas existentes nos diferentes concelhos e a respetiva localização.

Em todas as bibliotecas poderão existir alguns «postos de trabalho/entretenimento» onde os utilizadores conhecerão os diversos serviços disponibilizados e participar em diferentes iniciativas como: a utilização de uma máquina fotográfica para fazer a reportagem de visitantes do local; encenação / filmagem de uma entrevista destinada a um suposto noticiário; consulta de diferentes livros e, através de questões orientadas pelas professoras bibliotecárias, a procura de resposta a diferentes desafios; utilização dos diferentes computadores onde estarão disponíveis programas/ferramentas web gratuitos para que os utilizadores possam experimentar as suas funcionalidades.

No espaço geral da biblioteca existirá um placard (ou uma parede) forrado com papel de cenário, onde os alunos poderão usar as suas capacidades artísticas para reinventar o logotipo da biblioteca ou registar propostas para slogans sobre a biblioteca escolar, os livros, a leitura. Esta atividade é mais adequada aos alunos do 1º ciclo. Irão ser passados e, eventualmente, explorados alguns vídeos interessantes sobre os livros / a biblioteca.

Os professores interessados em visitar a biblioteca, nesse dia, com as suas turmas deverão agendar uma hora específica com as professoras bibliotecárias. Aceitam-se marcações até ao dia 15 de outubro (no máximo até ao dia 17), após o que será feita a divulgação do calendário previsto para as visitas.

A equipa coordenadora da biblioteca

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.