Header Ads

Bullying


No dia 23, a Companhia de Teatro do Algarve apresentou no Auditório António Freitas a peça Bullying, um espectáculo interactivo ao qual assistiram as turmas 8º C, 9º D, CEF A1, B2,C2, 10º D, 10º E, 11º C e 11º D.
Através de uma dinâmica de grupo inteligentemente seleccionada, os alunos foram levados a desempenhar papéis de bullies ou de vítimas, de modo a experienciarem situações concretas desta forma de violência. Num ápice, a realidade veio para a cena, revelando, por um lado, casos hilariantes e, por outro, criando momentos verdadeiramente constrangedores por serem o espelho fiel - consequentemente incómodo - deste tipo de actos do quotidiano escolar. De um modo informal, os actores conseguiram ainda levar os alunos a reflectirem sobre as vivências retratadas.
Para além do brilhante desempenho dos verdadeiros actores, há a destacar a espontaneidade dos nossos alunos que recriaram situações e papéis de uma forma tão espontânea e imaginativa que, em alguns casos, diríamos estar a assistir ao surgimento de novas vocações.
Estão pois de parabéns todos os intervenientes nesta iniciativa: os actores da Companhia de Teatro do Algarve pela forma simples mas eficaz como abordaram o tema; o grupo de Português por ter proporcionado à nossa escola este encontro com a arte dramática enquanto reflexo das inquietações dos mais jovens; os nossos alunos, especialmente os da sessão da tarde, pelo modo criativo como responderam ao desafio da representação. E para aqueles que de alguma forma se sentiram incomodados ou ameaçados, fazendo questão de o demonstrar durante o espectáculo, aqui fica a célebre frase do sublime orador português proferida a propósito de algumas repreensões: “Servir-vos-ão de confusão, já que não seja de emenda.”
A organização agradece a disponibilidade dos professores que acompanharam as suas turmas ao Auditório, desejando que esta iniciativa, de alguma forma, contribua para melhorar as suas práticas lectivas.
Texto da Professora Ana Albuquerque
Mais informações sobre a Companhia de Teatro do Algarve aqui.





Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.