Header Ads

Merece ser lido ou até mesmo ouvido…

Após 13 anos de dura pesquisa, a etnomusicóloga Salwa Castelo-Branco conseguiu superar todas as expectativas e publicar uma obra única: a Enciclopédia da Música Em Portugal no Século XX. Com a chancela do Círculo de Leitores, e uma volumetria de respeito (4 volumes de 360 páginas cada um, contendo 1250 entradas e 550 imagens), a especialista conseguiu fazer a história da música portuguesa e em português desde pop-rock passando pelo fado, jazz, folclore, música popular e erudita. Tudo o que alguma vez pudemos pensar estar associado à música, a cantores, bandas, ritmos, instrumentos, discos, técnicas vocais e canções está lá, apresentado com rigor (discografias e bibliografias incluídas), clareza e de forma sucinta. Para além de tudo isto, a colecção completa aborda ainda modos expressivos em que a música desempenha um papel central, como a dança, o cinema e o teatro e apresenta um CD com canções da Emissora Nacional. Um verdadeiro luxo para quem gosta de manter o “ouvido afinado” e cultiva um gostinho especial pela leitura.

Só para abrir o apetite, aqui vai uma das entradas.
«PANCADARIA. Designação dos instrumentos de percussão nas bandas filarmónicas (BF), utilizada maioritariamente em meios filarmónicos mais isolados onde o termo percussão é desconhecido. (…)» (vol. III, p. 964)
«ALMOFARIZ. Objecto de utilidade comum (sobretudo metálico) usado também como instrumento musical do tipo idiofone. Utiliza-se geralmente para marcar o ritmo de algumas danças, nomeadamente em Santa Eulália (Elvas) e na Malpica do Tejo (Castelo Branco), onde juntamente com o adufe, garrafa com garfo, e zamburra, acompanha os cantos do Entrudo.» (vol. I, p. 35)


Carla Escarduça

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.