Header Ads

Conversas (in)temporais

Relógios Moles - Salvador Dali
A hora mudou!
É delicioso ouvir as habituais discussões que a mudança da hora suscita. Na verdade discute-se sempre o mesmo e as dúvidas são sempre as mesmas, mas nenhuma delas bate a conclusão a que dois senhores cá da terra chegaram.
Eis o excerto do relato duma conversa testemunhada, em 2006, pela minha irmã:
Dois senhores dissertavam sobre o recente acerto de hora, o que sempre foi um óptimo tema de conversa e que apesar de acontecer duas vezes por ano (todos os anos!...) continua a gerar grandes confusões e animadas discussões.
Após demorado debate, mas ainda na incerteza se “adianta ou atrasa uma hora”, um dos intervenientes, parecendo ter percebido finalmente a lógica, acaba por concluir com grande satisfação e júbilo: “AH, ENTÃO DE MANHÃ ATRASA E À NOITE ADIANTA!!!!!...”
Sempre ouvi dizer que há pessoas, para além de mim própria, que não têm a mínima noção do tempo, mas “DE MANHÃ ATRASA E À NOITE ADIANTA!”?
Que original visionário!
Que fervorosa conclusão!
Eis o caminho directo para a promoção profissional (funcionários públicos incluídos).
Imagine-se a seguinte situação:
De manhã chega ao emprego supostamente às nove mas, como “de manhã atrasa”, às oito já lá está e ouve o patrão a comentar: “isto é que é, o Ambrósio chega sempre uma hora mais cedo e começa logo na labuta”. À noite, porque agora escurece mais cedo e porque “à noite adianta”, lá diz o patrão todo orgulhoso: “Este Ambrósio é o máximo, podia ter saído às cinco, mas já são seis e só agora é que vai sair”.
Claro que o Ambrósio não cumpriu mais do que devia, mas lá que fez boa figura fez…
Podia ser pior, imagine-se que a momentânea inspiração lhe tinha levado a dizer “de manhã adianta e à noite atrasa”?... Lá se ia a promoção!!!!!!!

Helena Vieira

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.