Header Ads

A Culpa é do Açucar


Ouve-se sempre falar que o açúcar é prejudicial à saúde, que pode provocar diabetes e outras doenças tais. Mas os efeitos da doce iguaria são mais vastos e arrepiantes. Quem diria que gramas do produto, seja ele puro ou disfarçado sob a forma de chocolates e gomas, pode provocar nas crianças efeitos tão perversos?
Num qualquer canal de documentários científicos, fez-se uma experiência com criancinhas de um infantário, em que lhes foram dados doces no início das actividades diárias, esperando para ver o resultado. Não foi preciso muito para que o documentário se tornasse num excerto do filme “Velocidade Furiosa”. Até fiquei com pena da educadora que, cansada de tentar controlar os anjinhos, sentou-se num canto e esperou que o efeito daquela droga passasse.
Ver esse documentário foi como se, de repente, se fizesse luz no meu cérebro. Finalmente, percebi tudo! Afinal, a culpa do mau estado na nossa educação não é do Sócrates nem da Ministra de Educação… A culpa é do açúcar!! Vejamos então. Está provado que o açúcar torna as crianças hiperactivas. Ora, a hiperactividade, como todos sabemos, impede a concentração das crianças e sem concentração não conseguem estudar. Ai está! É essa a razão dos maus resultados escolares… o açúcar!
O que fazer então? Bem, poderíamos proibir a venda de doces no país, mas depois as empresas de chocolates e gomas começariam logo a reivindicar e a dizer que tinham que despedir trabalhadores, haveria manifestações na rua e os telejornais fariam ainda mais reportagens sobre os efeitos da crise em Portugal. Não, essa não seria a melhor solução!
O melhor mesmo seria pagar o ordenado dos professores em chocolates. Assim, criaríamos mais emprego nas fábricas de doces, os professores e alunos trabalhariam todos ao mesmo ritmo.
Ora aí está! É isso mesmo que eu vou fazer quando for “Ministra da Educação”. Não sei se os resultados escolares iriam melhorar, mas de certeza que a vida escolar seria muito mais electrizante.

Texto de Ana Rita Luz, 10ªA

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.