Header Ads

Simulacro de sismo


Realizou-se, na Escola Secundária Gil Eanes, mais um simulacro de sismo. Desta vez, um dos principais objectivos deste exercício foi o de testar as saídas alternativas estando bloqueadas as principais.
A aplicação das instruções gerais e particulares e o comportamento de alunos, professores e funcionários decorreu de forma muito positiva. A evacuação decorreu, de um modo geral, de forma ordeira e, no ponto de reunião, foram cumpridas as regras estabelecidas.
Todos os ocupantes do edifício foram evacuados apesar de inicialmente, e estranhamente, um aluno se recusar a sair da biblioteca.
Há apenas a registar que o toque de evacuação foi demasiado curto tendo-se confundido com mais um dos toques de sinal de sismo. Esta é uma ocorrência que será corrigida a partir do próximo simulacro.
Alerta-se toda a comunidade educativa para a necessidade de cumprir com rigor e seriedade todas as normas e procedimentos a tomar em caso de sismo. Lembramos os recentes acontecimentos no Japão onde, apesar dos milhares de mortos e desaparecidos como resultado do maremoto, um sismo com uma violenta magnitude de 8,9 na escala de Richter quase não fez vítimas mortais. Isto acontece, não só porque a maior parte dos edifícios têm uma construção anti-sísmica, mas sobretudo porque os japoneses têm bem presentes os procedimentos a tomar em caso de sismo e cumprem-nos rigorosamente.

Apresentam-se a seguir as fotos realizadas durante o simulacro. Em algumas delas estão assinaladas situações que têm que ser evitadas tais como alunos que utilizam o telemóvel durante a evacuação, a qual deve ser rápida e ordeira; alunos que vão na brincadeira e/ou na conversa; etc.

O bom cumprimento das regras pode ajudar a salvar a sua vida e a dos outros. Mantenha-se informado!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.