Header Ads

Dicas do Gil III (para a professora Antónia Trindade)

Satisfazendo um pedido já antigo da professora Antónia Trindade, a quem agradecemos as visitas frequentes aqui à casa.
Quer aprender a fazer um pequeno vídeo como este?


Muitas vezes temos várias fotos que queremos colocar online, mas a quantidade torna o post muito extenso e muito pesado. Outras vezes queremos simplesmente apresentá-las de forma mais dinâmica.  A solução poderá passar por uma elegante e atraente apresentação em vídeo, ficando a mensagem mais pequena e, consequentemente, mais apelativa para os leitores apressados.
Há vários programas, muito profissionais, com efeitos realmente interessantes, no entanto, a maioria deles é paga, pelo que há que recorrer a programas freeware, que embora não tão completos, ajudam bastante nesta tarefa.
O que costumamos utilizar aqui no ‘Notícias’ é o PhotoStory , que normalmente já vem instalado com o Windows. é um programa muito básico, simples e intuitivo, mas ideal para utilizadores principiantes. Caso não o tenha, basta clicar AQUI  e fazer o download para o seu computador. Uma vez feito, instale o programa  e comece a trabalhar. Como? É isso que lhe vamos mostrar!
Comece por abrir o programa. Ao fazê-lo encontrará a seguinte tela:
phot1
Selecione ‘Begin a new story’ (1) e clique de seguida em ‘Next’ (2). Após isso, passará a tela seguinte:
phot2
Quando isso acontecer, clique em ‘Import pictures’ (3) Ao fazê-lo, as fotografias aparecerão na linha de tempo (4)
pho3
Após a introdução das fotos, a tecla terá o aspeto acima mostrado. À direita da linha de tempo, encontram-se os comandos que permitem trocar a ordem das fotos e/ apagá-las.(5)
Imediatamente por baixo do monitor onde aparece a primeira imagem ampliada surgem outros comandos que possibilitam a rotação e alteração da cor (6).
Depois de concluída esta parte, clique em ‘Next’ (7) e entrará aqui:
phot4
Assim que chegar, repare que, por baixo da imagem ampliada (8) aparece a indicação ‘Effect’, aí poderá criar efeitos especiais nas suas fotografias: sépia, p&b, lápis de cor, aguarela, etc. Já do lado esquerdo, em cima (9), encontra uma caixa de texto, que lhe permite adicionar títulos ou outras informações que queira ver exibidas no seu vídeo. Após concluir estas tarefas, prossiga e clique em ‘Next’ (10).
Feito isso, entrará aqui:
pho5
É nesta tela que poderá dar os efeitos de transição das suas imagens, bem como a duração da mesma. Comece por clicar em ‘Costumize motion’. Ao fazê-lo entrará numa nova tela:
pho7
São muitos os números… vamos por partes:
14 – Selecione esta caixa, caso pretenda definir o início da apresentação.
15 e 16 – Uma vez secionada essa caixa, pode definir qual a parte da imagem a ser mostrada inicialmente. Para isso coloque o rato em cima dos limites e defina a área com a qual pretende iniciar e finalizar a apresentação dessa imagem. Proceda da mesma forma para cada uma delas, para isso, vá clicando nas setas (18) e vá sempre gravando os efeitos. (20)
17 – Selecione a caixa que pretender: a primeira confere à apresentação de cada imagem uma duração pré-definida; selecionando a segunda, poderá estabelecer a seu gosto essa duração.
19 – Permite-lhe pré-visualizar o resultado do seu trabalho.
21 – Após concluídas as tarefas acima, clique em ‘Transition’ e entre aqui:
pho8
É nesta parte que pode escolher qual a transição que pretende para as suas imagens (22), a duração (23). Não se esqueça que terá de proceder assim para cada uma das fotografias da sua apresentação. Por fim, salve (24) e clique em ‘Close’  para voltar à tela de onde tinha parido anteriormente:pho9
Altura de clicar em ‘Next’ e chegar aqui:
pho11
É chegado o momento de dar música às imagens! Para isso, selecione primeiro qual a fotografia a partir da qual quer que a música comece (26) e depois basta clicar em ‘Select music’(27) Imagine que ao fazer a pré-visualização não gosta do resultado, clique em ‘Delete music’ (28) e escolha outra do seu agrado. Por fim, clique em ‘Next’ (29).
Entrará na fase de gravação:
pho12
Caso pretenda guardar o projeto para futuras alterações, clique em ‘Save project’ (30) comece por escolher o local onde pretende que o seu trabalho seja gravado (31), caso não queira futuras edições, ignore este passo e clique em ‘Next’ (32)
Quando isso acontecer, o programa processará toda a informação em formato de vídeo, sendo que, ao terminar aparecerá a seguinte mensagem:
pho13
No cimo, surgem as informações relativas ao ficheiro: o nome , o local onde foi gravado e o tamanho (33), em baixo dá-lhe a possibilidade de assistir ao seu filme, ou então iniciar um novo projeto. (34)
E é tudo!
Esperemos que tenha sido útil!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.