Header Ads

Páginas da visita a Sintra

No passado dia 5 de março, as turmas A e B do 11° ano da escola Gil Eanes foram fazer o percurso queirosiano em Sintra. Graças aos esforços do professor Jorge Silva, conseguimos não só ir a Sintra, mas também entrar na Quinta da Regaleira.

Logo às 6:10 da manhã, todos os alunos estavam com uma energia surpreendente, com algumas exceções daqueles mais preguiçosos. No decorrer da viagem de autocarro houve uma sessão de fotografias dos mais variados tipos: os mais sonolentos tiravam fotos da pachorrenta paisagem alentejana enquanto os mais despertos faziam caras ridículas e engraçadas para pôr no famoso Facebook.

Ao chegar a Sintra, todo o enorme grupo começou a andar em direção à Quinta da Regaleira sob o cuidadoso olhar dos professores Jorge Silva, Margarida Agostinho e Antónia Trindade. Lá dentro, separado o grupo por turmas, começou a visita guiada. Com o guia Rui Felizardo visitou-se o interior do palácio da Quinta, passando de seguida para os jardins exteriores. Nesses mesmos jardins se passaram os melhores e mais interessantes momentos, desde a análise subjetiva dos elementos que o constituíam quer dos elementos propriamente ditos.

A impressão geral (que ficou muito bem estabelecida) é que o Poço Iniciático é a atração mais interessante, e no qual mais pessoas ficaram estupefactas pela sua beleza e conotação.

Finda a visita à Quinta, foi dada a todo o grupo a oportunidade de merendar e, se assim o quisessem, explorar por si próprio os enormes hectares da Regaleira. Alguns assim o fizeram, mas eu e um colega preferimos ir à Piriquita, tomar um café e comer um famoso Travesseiro de Sintra.

Deliciados com todos os travesseiros, queijadas e café (devo acrescentar que tudo é de uma qualidade espantosa e deliciosa), fomos apressados e fora de horas para o encontro com o guia do percurso queirosiano, Sr. João Rocha. Foi-nos explicando com grande empenho e emoção tudo sobre Maria Eduarda, bem como factos históricos da zona. O Hotel Lawrence e o Palácio da Vila não maravilharam grande parte do grupo, mas no final da visita, no Palácio de Seteais (atualmente o Hotel Tivoli), o grupo "rejuvenesceu" e a alegria instalou-se. Centenas de fotos tiradas, uns quantos neurónios exercitados e mais de sete ais gritados a pulmões cheios depois, o grupo dirigiu-se para o autocarro. Destinados ao centro comercial Vasco da Gama para jantar e fazer o nosso papel de produtivas pessoas de sociedade consumista, houve um relaxamento depois de um intenso dia de passeio.

De estômago e saco de plástico cheio, a viagem de volta ao nosso querido Algarve foi preenchida com "flashes" de câmaras, cânticos gerais e felicidade bastante evidente.


______________________________________
Texto do aluno Dexter Germanotta Allen

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.