Header Ads

Palestra: “Os Adolescentes e os Desafios da Noite”

 

Palestra

Vai realizar-se no dia 12 de abril de 2013, no Auditório do Centro Cultural de Lagos, uma Palestra alusiva ao tema“Os Adolescentes e os Desafios da Noite” sob a organização do professor Fernando Ildefonso.

A palestra terá início às  15h20 e  termo às  18h10, de acordo com o programa na imagem acima. Dada a pertinência do tema abordado será dada prioridade às turmas do ensino secundário, seguindo-se  as turmas do 9º ano de escolaridade, por ordem de inscrição.  Neste sentido, em conjunto com os docentes, os alunos poderão preparar algumas questões a apresentar aos oradores convidados.

A adolescência é um período controverso, belo e simultaneamente dramático, durante o qual convivem os apelos idealistas salutares e a atitude crítica construtiva, em paralelo com a insegurança e a fragilidade iniciática aliada à tendência para os riscos e exageros o que, em alguns casos, pode trazer graves consequências para o resto da vida. É a idade das experiências e das inexperiências, da inconsciência, das aparências e das ilusões. É a idade dos apelos e das tentações e o mercado sabe disso.

Esta conflitualidade origina, frequentemente, dúvidas e faz com que os pais e educadores se questionem sobre quando ceder, qual a melhor altura para sair à noite, até que horas, etc.. Muitas são as perguntas e poucas as respostas objetivas. Isto porque não há, explicitamente, uma fórmula que equacione objetiva e favoravelmente um conjunto de fatores que determine a melhor solução para se decidir pelas saídas à noite. Tudo depende do bom senso e de variáveis diversas como a especificidade do local (uma discoteca, uma festa em casa de amigos, um concerto…), a maturidade do adolescente e a relação de confiança, os amigos ou companhia associada, entre outros fatores.

Esta palestra para a qual vos convidamos é, pois, mais uma oportunidade de diálogo e aprendizagem de onde se espera que, E.E., pais, adolescentes, professores e outros agentes sociais e educativos possam sair um pouco mais esclarecidos e melhor preparados para decisões futuras.

A Organização

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.