Header Ads

Viagem de estudo do 11ºE

Ministério da Educação com o Chefe de Gabinete do Ministro Professor Vasco Lince 2

Nos dias 25, 26 e 27 de Março de 2014, foi realizada com sucesso a Viagem de Estudo dos nossos alunos da turma E 11º ano.

Na manhã do primeiro dia, pelas 10h30 visitámos a Fábrica Siemens, Corroios – concepção e construção de quadros eléctricos, soluções para Industria e Infraestruturas, Automação, tecnologias para Edifícios; almoçámos no refeitório da empresa.

À tarde, pelas 15h, visitámos as instalações as instalações do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Faculdade de Ciências e Tecnologia / UNL (Monte da Caparica, Almada).Laboratórios, salas de aula, com mostra de trabalhos dos alunos e troca de impressões acerca dos objectivos dos mesmos.

Ficámos alojados na Pousada de Juventude de Lisboa (Rua Andrade Corvo, Saldanha) onde tomámos a maior parte das refeições.

No dia seguinte, pelas 10h visitámos as instalações da Fábrica Legrand Eléctrica (Estrada Alagoa, Rebelva, Carcavelos) - especialista mundial em infraestruturas elétricas e tecnologias de informação para edifícios; formação profissional no domínio das novas tecnologias.Almoçamos no refeitório da empresa.

À tarde, pelas 15h – Visitámos a empresa General Cable CELCAT (Morelana, Pêro Pinheiro) - uma das empresas líderes no fabrico de cabos a nível mundial. Com a sua actividade contribuiu e contribui decisivamente para o progresso e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através da inovação e da tecnologia, e  está presente no desenvolvimento e na evolução da sociedade. Esta visita substituiu a visita às instalações da Siemens – Sede em Alfragide, Amadora. Esta empresa irá fazer a formação do autómato Simatic Lerning Kit (oferecido à Escola) para aulas práticas de automação industrial, na nossa Escola, no princípio do mês de Junho.

No dia seguinte, depois do check-out na pousada, pelas 10h visitámos as instalações do Instituto de Sistemas e Robótica / Instituto Superior Técnico divididas por dois pisos.(Av. Rovisco Pais, Lisboa).

Os alunos tiveram oportunidade de ficarem a conhecer o Director do ISR, Professor João Sentieiro. O ISR é um instituto de I&D de base universitária onde são desenvolvidas atividades de investigação multidisciplinar avançada nas áreas da Robótica e Processamento de Informação, incluindo Sistemas e Teoria do Controlo, Processamento de Sinal, Visão por Computador, Otimização, I.A. e Sistemas Inteligentes, Engenharia Biomédica. Aplicações incluem Robótica Submarina Autónoma, Busca e Salvamento, Comunicações Móveis, Multimédia, Formação de Satélites, Auxiliares Robóticos.

Alunos e professor almoçaram em duas das cantinas do IST, a da Associação de Estudantes e a do Interdisciplinar.

Nessa tarde e pelas 15h um grupo de 7 alunos (os outros ficaram a descansar no autocarro, devido ao cansaço) e o professor, estiveram reunidos com o Senhor Chefe de Gabinete do Ministro da Educação e Ciência, Professor Vasco Lince. Foram colocadas questões acerca: - do curso profissional dos alunos e das competências a desenvolver; das condições que proporcionam a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e aptidões profissionais necessários ao desempenho de funções exigidas a um técnico qualificado, incluindo responsabilidades de orientação e coordenação; da carga horária;  do número excessivo de disciplinas; da formação específica dos professores, sobretudo na área da componente técnica; da maior articulação com as empresas de âmbito local e nacional, através de visitas de estudo; dos novos cursos de âmbito profissional, de curta duração a nível do ensino universitário. O Senhor Ministro fez saber através de mensagem, que não pôde estar presente, conforme estava previsto, face a compromissos de última hora no norte do País. Brevemente iremos ser informados da oportunidade, de uma referência em “newsletter” ou site do MEC acerca da visita de estudo. Em conclusão, foram atingidos os objectivos da viagem. O grupo foi muito bem recebido nas empresas e instituições universitárias e Ministério da Educação e Ciência. Em todos os lugares foram colocadas inúmeras questões (de parte a parte) acerca das apresentações que foram feitas. Estamos todos muito satisfeitos...e os encarregados de educação também!

(Em anexo algumas fotografias obtidas durante a viagem de estudo)

 

Texto do professor Luís de Abreu

 

Departamento de  Engenharia Eletrotécnica:

Depto Eng Elect. da FCT-UN 3

 

Depto Eng Elect. da FCT-UN 1

Fábrica Siemens - Corroios:

Fábrica Siemens (Corroios) 1

General Cable  - sessão sobre segurança:

General Cable CelCat 1 (sessão sobre segurança)

General Cable:

General Cable CelCat 3

Instituto de Sistemas e Robótica –Instituto Superior Técnico:

Inst.Sist e Robótica -IST 2

Inst.Sist e Robótica -IST 3

Inst.Sist e Robótica -IST 5

Inst.Sist e Robótica -IST 6 (2)

Inst.Sist e Robótica -IST 6

Legrand - Carcavelos:

Legrand (Carcavelos) 5

Legrand (Carcavelos) 6

Legrand (Carcavelos) 7

Legrand A Casa Inteligente 2

Ministério da Educação:

Ministério da Educação antes do encontro

 

Ministério da Educação com o Chefe de Gabinete do Ministro, Professor Vasco Lince: Ministério da Educação com o Chefe de Gabinete do Ministro Professor Vasco Lince 2

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.