Header Ads

Exercício de evacuação–simulacro de sismo

1
Como sabemos é na Escola que as crianças e jovens passam grande parte do dia e são eles a população mais vulnerável às situações de pânico gerado por acontecimentos inesperados como acidentes graves (por exemplo incêndio) ou catástrofes naturais (por exemplo sismo), que podem atingir um estabelecimento de ensino.
Neste sentido, a Escola Gil Eanes vai realizar durante o mês de Novembro um exercício de evacuação urgente da Escola, num cenário de suposto sismo. Este treino irá permitir mais uma vez a preparação da população escolar no sentido da criação e automatização de medidas/reflexos preventivos de auto protecção e o treino e coordenação do Plano de Emergência a nível Escolar.
Sugerimos a visualização:
· no site da Escola Gil Eanes (www.aegileanes.pt):
ü do filme sobre segurança
ü do folheto “Instruções de segurança

· os folhetos disponíveis no site da Proteção Civil:
ü Acerca de incêndios na escola
ü Acerca de sismos na escola
http://www.proteccaocivil.pt
  • O vídeo sobre segurança antes, durante e depois de um sismo, da Câmara Municipal de Lisboa no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=SKyXi5HJBYE
O cumprimento das regras estabelecidas e das indicações que lhe forem transmitidas durante o exercício, são de extrema importância.
PROCEDIMENTOS:

- Dado que o cenário é de sismo, ouvir-se-á um toque de aviso, intermitente, que terá a duração do suposto sismo. Enquanto este toque se ouvir TODOS DEVEM PROTEGER-SE
- O toque de evacuação é constituído por um toque contínuo e prolongado;

- Os alunos devem sair da sala IMEDIATAMENTE APÓS O TOQUE DE EVACUAÇÃO e dirigir-se em fila indiana, em passo rápido, com calma e serenidade, para o PONTO DE ENCONTRO.
- À frente da fila deve seguir o Delegado de Turma.
- O Professor seguirá em último lugar e fechará a porta, marcando-a com um X em giz, significando que a sala já foi evacuada.
- Os alunos manter-se-ão no PONTO DE ENCONTRO sempre junto do professor e aguardarão, ordeiramente, que seja dada ordem de voltar às salas.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.