Header Ads

Concurso «língua-leitura-vida-mundo»

Conc_Língua_Leitura_Vida_Mundo

Como é do conhecimento geral, está a aproximar-se a Semana da Leitura que decorrerá no nosso Agrupamento, entre os dias 23 e 27 de fevereiro. O tema desta edição, já anteriormente divulgado, é «Palavras do Mundo». O envolvimento de todos é essencial e acaba, também, por mobilizar diferentes literacias e abordagens de temáticas diversificadas e atuais, relevantes para o exercício de uma cidadania consciente e participativa.

Segundo as diretrizes gerais, nesta edição convoca-se a criatividade e a originalidade na exploração da palavra (dita, escrita, lida ou cantada, …), testemunho da diversidade cultural, social, histórica e estética presente nas representações intemporais e universais da pluralidade da humanidade no nosso Mundo global e inclusivo.

Todas as escolas do nosso Agrupamento estão a preparar atividades diversas e, no caso da Escola Secundária Gil Eanes, a equipa da Biblioteca está a organizar a apresentação de trabalhos dos alunos do IEFP (3º ano) sobre a Língua Portuguesa, o visionamento do documentário «Vidas em português», uma pequena mesa literária e um concurso «língua-leitura-vida-mundo» cujo Regulamento se encontra no fim deste texto. De salientar que este concurso, dinamizado pela professora Margarida Pereira, apela à imaginação e a um conjunto de competências muito diversificado, convocadas pela presença da leitura numa perspetiva de transversalidade curricular.

Recordamos ainda que nesta Semana da Leitura a turma de Animação Sociocultural, sob a orientação da professora Cláudia Marcelino e de uma das professoras bibliotecárias, irá deslocar-se a quatro escolas básicas do nosso Agrupamento para levar aos alunos de 1º ciclo a dramatização, com sombras chinesas, do livro «A Grande Fábrica de Palavras».

As professoras bibliotecárias

Ana Teresa Oliveira e Célia José

 

A língua é um instrumento fulcral na vida do ser humano. Seja através da fala, seja da escrita, as palavras com as quais construímos o nosso pensamento serão sempre a «matéria-prima» da comunicação. E quer num, quer noutro meio é imperioso valorizar e preservar esse instrumento, porque nos permite conhecer e conhecermo-nos, e crendo que isso é importante na nossa existência, maltratar a língua é maltratar naturalmente a leitura/literatura e o próprio conhecimento.

Ter um bom domínio da língua é ler melhor. Ler conduz ao conhecimento da língua. A leitura ensina a vida e traz o mundo até nós.

São vários os pensamentos escritos por autores de todo o mundo sobre este tema, pois ele é objeto de reflexão em qualquer cultura. Sendo a escola um local privilegiado para essa reflexão, propomos-te o seguinte desafio: a partir do tema «língua - leitura - vida -mundo» cria a tua própria frase. Consulta o regulamento do Concurso, abaixo.

REGULAMENTO DO CONCURSO

O Concurso «língua - leitura - vida – mundo» é uma iniciativa da Biblioteca Escolar, sob proposta da professora Margarida Pereira, surgida no âmbito do tema proposto para a Semana da Leitura.

Objetivos:

· Refletir sobre a importância do conhecimento/domínio da língua para uma leitura mais eficaz e crítica.

· Fomentar a criatividade na escrita.

Público-Alvo:

· Todos os alunos do terceiro ciclo e secundário da Escola Secundária Gil Eanes.

Como participar:

· Escrever uma frase original subordinada ao tema proposto, a qual deverá ser colocada numa caixa devidamente preparada para o efeito, junto ao placard da Biblioteca disponibilizado à porta da sala de professores. Todas as frases devem estar devidamente identificadas com o nome do aluno, ano e turma em que se integram. Os concorrentes poderão apresentar a concurso um máximo de duas frases.

Calendarização:

· As frases devem ser colocadas na caixa disponibilizada durante a Semana da Leitura, isto é, de 23 a 27 de fevereiro.

Critérios a ter em consideração:

· Criatividade/inovação;

· qualidade literária;

· coerência do texto.

Fatores de exclusão do concurso:

· Frases que não sejam legíveis.

· Frases que sejam consideradas plágio.

· Frases sem identificação do participante.

Júri:

· O júri será constituído por três elementos, a saber: uma das professoras bibliotecárias e dois professores de Português.

Prémios:

· Será atribuído apenas um prémio simbólico aos três primeiros lugares. As frases vencedoras serão divulgadas no blogue da Biblioteca e no Jornal «Notícias do Gil».

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.