Header Ads

"E se fosse eu? Fazer a mochila e partir."


"E se fosse eu? Fazer a mochila e partir." foi o mote para as várias sessões de debate entre alunos de diferentes turmas da nossa Escola Secundária Gil Eanes, dinamizadas pelo Banco de Voluntariado Juvenil, no passado dia 6 de abril. A partir de um exemplo concreto de uma possível mochila, os alunos discutiram, em pequenos grupos, o que levariam na sua mochila e posteriormente partilharam a sua escolha. Por fim, confrontaram-se com as "verdadeiras" mochilas, retratadas nos vídeos da campanha. Valeu a pena pedir este exercício aos nossos jovens de se colocarem no lugar do outro. A empatia nasce a partir desse momento.
Alguns alunos do 9ºB exploram essa capacidade de empatia ao prepararem a sua mochila em casa, após desafio apresentado pela diretora de turma, em FPS. As fotos revelam diferentes opções, mas a prioridade é a mesma, a sobrevivência. 
Na Escola Básica das Naus, no âmbito das atividades letivas da disciplina de Português, nas turmas 6ºA, 6º E e 6º F, as respetivas docentes começaram por partilhar os materiais recebidos, através dos quais se promoveu a sensibilização/motivação para posterior reflexão. Após o que foi lançado aos alunos o seguinte desafio: «E se fosses tu a fazer a mochila e partir?» (o que levarias e porquê?); «O que para ti seria mais difícil deixar?» e «Como gostarias de ser recebido?». Em síntese; foi elevada a adesão e o envolvimento adequado e, constatou-se que todos os alunos desejariam ser acolhidos por uma família e «tratados como uma pessoa!».


Texto da professora Teresa Teófilo

Escola EB 2/3 das Naus:










 Escola Secundária Gil Eanes:














Sessões de debate:































Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.