Header Ads

Visita de Estudo à Quinta Ecológica do Vale da Lama



Realizou-se no passado dia 14 de março mais uma Visita de Estudo à Quinta Ecológica do Vale da Lama, neste caso com a turma 11º E, da área de Economia. Esta visita decorreu ao longo do dia, tendo incluído um almoço muito especial de pizza vegetariana em forno a lenha, feito pelos próprios alunos.
Tudo começou com uma ação quebra-gelo, ao ar livre, gozando de um dia agradável e solarengo, com todos os participantes distribuídos em círculo, sentados na relva, com a reserva natural da Ria de Alvor ao alcance do olhar, conversando livremente sobre estilos de vida alternativos ao modelo sócio-económico atual. A conversa foi fluindo sobre a orientação da Patrícia, a nossa dinamizadora e formadora. Seguiu-se a escolha dos núcleos de trabalho entre os participantes, de acordo com a oferta disponível: horta e permacultura; alimentação vegetariana e artesanato. No primeiro núcleo trabalharam-se as técnicas de cultivo baseadas na permacultura, no segundo, a recolha dos alimentos da horta e transformados em saborosas lasanhas, pizzas e saladas; no terceiro, o trabalho com a transformação da lã das ovelhas, antecedido de um contacto direto com estes animais. À semelhança do que já se verificou em anos anteriores, esta experiência foi muito bem desfrutada por todos e ficou bem expressa a vontade de repetir.
Esta ação foi organizada pelo professor Fernando Ildefonso, no âmbito da sua disciplina, e teve o apoio imprescindível das professoras Graça Tavares e Cláudia Leão.


Texto do professor Fernando Ildefonso


















Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.