Header Ads

Clube Einstein - projeto CanSat 2018




O Clube Einstein concorreu ao projeto CanSat 2018, com a equipa
 J4 R3 Sat Team, respetivamente:
Janine Koch; João Paulo Inocêncio, Joana Azevedo, José Gil Serro, Rafael Gomes da Silva; Renata Proda, Professora orientadora- Raquel Sarmento Silva
Esta equipa passou  à primeira fase de seleção.
" Temos o prazer de informar que a sua equipa foi selecionada para participar na final do CanSat Portugal 2018.

Esta fase da competição foi particularmente difícil, com 39 equipas participantes e projetos de qualidade muito elevada. O júri decidiu selecionar 16 equipas, em vez das 15 previstas, dado que se verificou um empate técnico entre duas propostas. 

À semelhança do ano anterior, a final do CanSat Portugal 2018 terá lugar em Santa Maria, nos Açores, de 26 a 29 de abril. As equipas terão o transporte aéreo entre Lisboa e Santa Maria, bem como as despesas de alojamento e alimentação assegurados pela organização. Este apoio será apenas para a equipa e o professor acompanhante."

Conheça um pouco sobre o nosso projeto: 

 O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA). 
A inciativa desafia alunos do secundário de todo o país a projetar e construir um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat) cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar in (CanSat) integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.
Esta competição dá aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática num projeto espacial de pequena escala.
As equipas participantes devem projetar um Cansat que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Este pode ser feito através de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1 Km, ou através de um avião, drone ou balão. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados colhidos.
Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto espacial real: escolher os objetivos da sua missão, projetar o CanSat, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.
O ESRO Portugal organiza desde 2014, uma competição a nível nacional. são selecionados 15 equipas para a prova final. A equipa vencedora fica qualificada para competir no CanSat Internacional organizado plea ESA.
Cada equipa deve idealizar um projeto para o seu CanSat que integre duas missões obrigatórias designadas por "Missão Primária e Missão Secundária.
Missão Primária: Medição de temperatura do ar; Medição da pressão atmosférica; transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, pelo menos uma vez por segundo.
Os valores medidos deverão ser posteriormente analisados, por exemplo calculando a altitude de voo, e organizados em gráficos para apresentação do júri.
A Missão secundária do CanSat será definida pela equipar. A missão escolhida deverá evidenciar as capacidades do Cansat e poderá ser baseada em missões reais de satélite ou numa demostração da tecnologia existente no Cansat.

Texto da professora Raquel Sarmento Silva







Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.