Header Ads

Visita de estudo aos Açores - 11ºA



No dia 7 de fevereiro de 2018, a turma A do 11° ano da escola Secundária Gil Eanes, teve a oportunidade de viajar até aos Açores, nomeadamente a ilha de São Miguel, para uma visita de estudo inspirada na Natureza e nos seus fenómenos vulcânicos que, de facto, têm um grande impacto na vida económica, social e cultural da ilha.
Nesta viagem, estiveram envolvidas as disciplinas de Biologia/Geologia e Filosofia. Os alunos envolvidos tiveram o privilégio de ser acompanhados com os respetivos professores de cada disciplina.
Esta visita de estudo teve a duração de 5 dias, onde alunos e professores tiveram as mais variadas aventuras e experiências.
 Foi possível visitar os pontos mais turísticos da ilha e conhecer de forma aprofundada a cultura e alguns costumes associados à sociedade açoriana de S. Miguel. Alguns destes pontos visitados e bem vivenciados foram: o emblemático Parque Terra Nostra com a sua ampla piscina de água quente, a atividade vulcânica da Lagoa das Furnas, a enigmática Lagoa do Fogo, envolta nas suas brumas (com uma longa e esforçada caminhada), a lendária e majestosa Lagoa das Sete Cidades, a Central Geotérmica da Ribeira Grande, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, a plantação e fábrica centenária do saboroso Chá da Gorreana. E, por último, mas não menos importante, todo o centro histórico de São Miguel que alberga as Portas da Cidade, o Museu Carlos Machado, o Jardim Botânico e a Universidade dos Açores.
A turma envolvida nesta visita de estudo teve a oportunidade, não só de conhecer outra cultura e costumes, como também de conhecer de perto toda a geodinâmica interna e externa dos Açores, conteúdos outrora abordados na disciplina de Biologia e Geologia. Deste modo, a viagem a São Miguel teve um impacto positivo nos jovens envolvidos, quer a nível cultural e histórico, quer a nível educacional, porque permitiu consolidar e aplicar conhecimentos já adquiridos. Da mesma forma, contribuiu para desenvolver uma nova dinâmica na relação entre professores e alunos reforçando laços e permitindo um melhor conhecimento reciproco, o que foi muito gratificante.

Fabiana Portela


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.