Header Ads

Visita ao Parlamento Europeu - Cursos EFA

Na semana de 2 a 7 de Março, os formandos e os formadores dos cursos EFA – NS, deslocaram-se ao Parlamento Europeu a convite do eurodeputado Pedro Guerreiro do PCP, numa visita de estudo.
A deslocação efectuou-se em autocarro e contemplou, para além da visita ao edifício do Parlamento, um encontro com os eurodeputados do PCP, no qual os formandos tiveram a oportunidade de colocar perguntas sobre questões que os preocupam enquanto cidadãos e que vieram a servir para realizar um trabalho nas várias Áreas de Competência-Chave.
Foi ainda oferecido um almoço e um jantar com a presença do eurodeputado anfitrião e os membros do secretariado do grupo parlamentar, em Bruxelas. O convívio entre formandos, professores e membros do PCP foi muito agradável, tendo mais uma vez contribuído para estabelecer diálogo com todos os membros do PCP presentes.
Foi também oferecida uma visita guiada ao campo de concentração nazi de Breendonk, a 20 km de Bruxelas, e uma estada de um dia e meio em Paris, o que não dando para conhecer a cidade, deu para aguçar o apetite para um regresso no futuro.
Burgos e Toledo, em Espanha, foram outras cidades que deixaram os participantes com muita vontade de lá regressarem e poderem, assim, desfrutar das maravilhas que observaram no pouco tempo que lá passaram.
Todos regressaram bastante satisfeitos e com muita vontade de voltar “no dia seguinte”. O convívio entre todos os participantes foi excelente. Só houve a lamentar o facto do professor Paulo Pereira ter adoecido. A sua total e rápida recuperação são os desejos dos 50 elementos que com ele sofreram.
Para aguçar o apetite e estimular a realização de outras actividades com estas características, junto anexamos alguns momentos colhidos pelas várias objectivas dos “fotógrafos de serviço”.
A organização da visita foi da responsabilidade das professoras Mariela Alberto e Luísa Costa que assim quiseram levar os formandos a aprender vivenciando.
É justo dizer que todos os formadores, bem como o Conselho Executivo da Escola, deram o seu apoio entusiástico desde o primeiro minuto, apoio esse, sem o qual tal empreendimento não teria sido possível.
Texto da professora Mariela Alberto

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.