Header Ads

Palestras de Psicologia

Dia 28 de Maio, no auditório António Freitas, entre as 10H00 e as 17H00, vai decorrer um Ciclo de Palestras sobre Psicologia do Desenvolvimento, no âmbito da disciplina de Psicologia A. O evento organizado pela turma G do 12º ano, tem como oradores os próprios alunos que vão apresentar os resultados dos seus trabalhos anuais, realizados em diversas áreas temáticas seleccionadas para o efeito. No sentido de corresponder melhor ao aprofundamento dos temas a seguir enunciados, vamos também poder contar com a participação de oradores especializados, vindos de vários quadrantes académicos e profissionais, que nos vêm enriquecer com os seus conhecimentos e experiências pessoais e profissionais.
Este percurso temático pela Psicologia do Desenvolvimento iniciar-se-á com a abordagem da problemática “Vinculação Pré e Pós Parto” e aprofundar-se-á o tema “Vinculação Pai-Bébé”. Segue-se uma breve análise do período da “Infância” com algum destaque para problema, do “Bullying”. Entre o período da “Adolescência” e o início da “Vida Adulta” analisar-se-á o tema “A Depressão e o Suicídio na Adolescência”. Já sobre a geração mais avançada na idade, falar-se-á de Geriatria analisando-se a problemática d’ “O Idoso no Contexto Familiar”.A encerrar os trabalhos, abordar-se-á o fenómeno relativo ao “Desenvolvimento Atípico”, destacando-se o tema “A Deficiência e a Educação Especial: da Exclusão Social à Escola Inclusiva - Um caminho que se faz caminhando”.
Realçando o papel dos alunos nesta iniciativa, a eles cabe a coragem de assumir o compromisso de apresentação pública dos seus trabalhos, aceitando partilhá-los com a comunidade educativa interessada.
Brevemente, serão distribuídos panfletos de divulgação contendo todas as informações sobre o calendário e o conteúdo das palestras.
Contamos com a vossa presença. Bem vindos!
Texto do professor Fernando Ildefonso

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.