Header Ads

Professor, a senha!


Terminou ontem o serviço de refeições na cantina da nossa escola. Terminou, mas volta em Setembro, no início do próximo ano lectivo. Ainda agora terminou e já lhe sinto a falta. Não me recordo de me ter queixado da comida que ali me foi servida. Nunca. Nem uma só vez. Todas as vezes que comi na cantina da nossa escola, exclamei: “Que comida saborosa, que sopinha boa!”. E, como algumas vezes não fui capaz de dizê-lo às senhoras que ali cozinham, apetece-me agora dizê-lo aqui a toda a gente que me está a ler. Não que elas não saibam que a comida que fazem é muito boa, mas porque quem faz comida com tanto amor merece o nosso reconhecimento, a nossa estima, e receber, também elas, pois claro, todo o nosso amor e gratidão pelo seu desempenho ao longo dos três períodos escolares. Todo o amor do mundo pela comida saborosa que ali comemos neste ano lectivo. Uma escola é também a comida que se come: a escolha das refeições, a combinação dos alimentos, o tempo de preparação, a atenção e a dedicação na confecção das refeições, a degustação do seu sabor, etc. Quem ali come diariamente sabe da importância de uma refeição na laboriosa e agradável repetição dos gestos, dos olhares, dos hábitos, das aprendizagens e das conversas quotidianas.
Um pequeno parêntesis para dizer que durante o ano lectivo foram várias as vezes que me esqueci de tirar a senha. E, na maioria das vezes, acabei por comer com multa. Sim, com multa, pois as senhoras cozinheiras perdoavam estes esquecimentos. E quando não perdoavam o esquecimento, justificavam com justeza, com cuidado e com simpatia, as suas mais que certas razões para comer no dia seguinte. Sempre com um sorriso, com a alegria e o respeito de quem tem orgulho no que faz, de quem sabe pelo coração o conhecimento da vida ou ainda de quem tem brio na execução das suas tarefas ou ainda na mestria com que desempenha o seu ofício. É que quem sorri daquela maneira, quem nos trata tão bem da alma e da barriga, merece muito mais do que um simples elogio. Elas souberam e sabem muito bem o que é comer com requinte. Elas sabem o quanto são importantes para que a escola funcione. Nós também. O meu, nosso, muito obrigado!
Esta merecida homenagem às senhoras funcionárias da cantina é da autoria de um professor que preferiu ficar no anonimato.
O Notícias do Gil respeita essa decisão, mas tem a certeza que, não só essas senhoras como todos os colegas saberão reconhecê-lo nestas bonitas e sábias palavras.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.