Header Ads

Filmes em Português

















          Não, não se trata de filmes falados, legendados ou simplesmente dobrados em português, trata-se sim de filmes de realizadores portugueses, com elenco nacional, ou maioritariamente português, com argumento, cenários situações directa ou indirectamente ligadas ao nosso universo social e cultural, aos gestos e discurso, que diariamente perpetuamos em comunidade.
Filmes em português querem-se mais, escasseiam, ou talvez existam entre nós em número relativamente apreciável, mas destituídos de público, quer pela imposição esmagadora dos circuitos comerciais, quer pela crítica em geral, a qual pacientemente nos vende a ideia de que um «donuts» é bem mais comestível do que um «dom rodrigo». O aviso fica já aqui: à gula de saldo costumam suceder-se problemas de colesterol elevado. Gula à parte, hoje em dia o que mais comemos com os olhos são os filmes americanos de eleição das promotoras nacionais, com cobertura fantástica, de preferência, recheio de acção, uma pitada de comédia politicamente acertada e um cheirinho a heroísmo bacoco, não vá o espectador ficar com mau sabor de boca no final.
Pois bem, sugiro uma ementa diferente: João Botelho e a sua mais recente película «O filme do desassossego». O actor Cláudio da Silva é o protagonista desta adaptação do livro de Fernando Pessoa. A narrativa, concentrada em três dias e três noites, reúne as histórias da personagem Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa e ajudante de guarda-livros, contadas na pele de actores como Rita Blanco, Alexandra Lencastre, Miguel Guilherme, Catarina Wallenstein, Laura Soveral, Margarida Vilanova, Ricardo Aibéo ou Marcelo Urghege. Para além do texto falado, o filme ainda nos aguça o apetite com uma banda sonora de brinquinho, com a presença dos fadistas Ricardo Ribeiro e Carminho, de Lula Pena, de Caetano Veloso (com a audição de um tema inédito) e excertos de uma ópera que João Botelho encomendou a Eurico Carrapatoso.
Já seleccionado para a 34ª Mostra Internacional do Cinema de São Paulo, no Brasil, entre nós carece de estreia no circuito comercial (leitor mostra ar de assombro), pelo que o realizador sabiamente decidiu agarrar na fita e correr os cineteatros do país, à boa maneira do velhinho cinema itinerante. Por cá, já está confirmada uma projecção em Portimão, oportunidade única de nos empanturrarmos com um filme português.
O Notícias do Gil promete lá estar e estende o convite a todos os seus seguidores, porque sempre vale a pena ousarmos ir contra a corrente, ou reavendo a metáfora culinária, escolhermos aquele prato do qual desconhecemos a maioria dos ingredientes.

Carla Escarduça

2 comentários:

  1. Ora vamos lá inaugurar os comentários! Ou antes, espero conseguir comentar...faltam-me competências de bloguer (isto tem dois Gs?)
    Como o Bernardo é o meu Pessoa favorito, só preciso saber onde e quando passa a fita (tipo cinema paraíso?). Agradeço à "gerência" que, se possível, publicite o evento.
    E OBRIGADA pelo vosso trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo incentivo e, em nome da "gerência", aqui fica o compromisso da divulgação do evento.
    Dentre os Pessoas, o Bernardo também me agrada, talvez por ser o mais Pessoa de todos.
    Até breve e continuamos a contar com a participação de todos!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.