Header Ads

Dulce Pontes, hoje, em Portimão

‘O meu porto do Graal’, in ‘O coração tem três portas’, 2006 Letra e Música: Dulce Pontes. Dueto com Uxia.

Conforme o Notícias tem vindo a anunciar, chegou a grande noite: é mais logo, pelas 22h, na zona Ribeirinha de Portimão, por ocasião do Festival da Sardinha.
Goste-se, ou não, Dulce Pontes é a referência máxima da música e da cultura portuguesas e isso nem o silêncio a que a maior parte da imprensa vota a sua estrondosa carreira além-fronteiras é  capaz de negar. Embora o gostasse de fazer, sejam lá quais forem as razões.
Comummente associa-se o seu percurso à ‘Canção do Mar’ e aos seus passos que seguem o caminho que Amália fez. Se por um lado é elogiosa essa aproximação com Amália Rodrigues, por outro, revela um profundo desconhecimento do louvável trabalho de pesquisa das nossas raízes culturais e do amadurecimento enquanto artista: Dulce Pontes escreve, compõe e produz e poucas serão as grandes ‘estrelas’ da música nacional que demonstram esta completude e esta entrega à música.
Falar de Dulce Pontes é falar de conhecimento, sensibilidade, simplicidade, entrega e identidade. Falar de Dulce Pontes é dizer genialidade.
Infelizmente, como quase sempre acontece, o devido, merecido e obrigatório reconhecimento virá quando dela apenas ficar o legado único que tem para nos deixar. E será demasiado tarde.
Discografia:
e31784zmoj4
Lusitana, 1992Lágrimas, 1993Ao vivo no Coliseu do Porto, 1995
Caminhos, 1996O primeiro canto, 1999Best of, 2002
Focus, 2003O coração tem três portas, 2006Momentos, 2009
Momentos, 2010
(Edição internacional)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.