Header Ads

ABCD, Art Builds Cultural Diversity: quatro países, uma parceria conjunta

 

foto projecto comenius

 

Portugal, Alemanha, Grécia e Turquia são os quatro países envolvidos no projecto Art Builds Cultural Diversity, financiado pela União Europeia, integrado no Comenius - Programa de Aprendizagem Ao Longo da Vida (PROALV - http://www.proalv.pt/ ).

Tendo por base as premissas do programa Comenius, ou seja, melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a atingir todos os intervenientes e agentes da atividade educativa, o projeto Art Builds Cultural Diversity, coordenado pela escola EB 2,3 das Naus – Lagos, iniciou-se em Setembro de 2010 e terminará em maio de 2012. Como principais objectivos, destacam-se o desenvolvimento de novas metodologias de trabalho com os alunos, a promoção da educação intercultural através da aceitação das diferenças humanas e culturais e a promoção da tolerância e do diálogo intercultural.foto 2 projecto comenius

No que respeita às atividades dinamizadas em espaço escolar diretamente relacionadas com este projeto, destacam-se, no decorrer do ano letivo 2010-2011, a pesquisa, seleção e hierarquização de informação relacionada com a temática da interculturalidade, com vista à produção de trabalhos que, para além de terem sido apresentados e discutidos na sala de aula, enriqueceram, também, o lote de trabalhos que constituiu o reportório do “Dia Aberto”, realizado a 4 de maio de 2011, na Escola EB 2,3 das Naus - Lagos.

Complementarmente às atividades dinamizadas nas diferentes turmas, das diferentes escolas parceiras, foram também realizadas três reuniões de projeto: outubro de 2010, em Lagos; Maio de 2011, Hamburgo; outubro de 2011, Batman. No decorrer destas reuniões, para além de terem sido apresentados os diferentes projetos/atividades dinamizadas em cada uma das escolas, foram também traçadas as diferentes linhas orientadoras do trabalho a desenvolver até ao término do projeto e, também, a avaliação de todo o trabalho desenvolvido. Paralelamente, houve ainda espaço à observação de aulas/atividades dinamizadas nas diferentes escolas anfitriãs e, também, visitas de estudo pela região onde as escolas estão inseridas.

No decorrer do ano letivo 2011-2012, começaram já a ser desenvolvidas atividades conjuntas entre os alunos portugueses, alemães, gregos e turcos, nomeadamente, a aprendizagem de diferentes palavras e expressões em cada uma das línguas do projeto. Esta e todas as outras atividades têm tido, como suporte privilegiado de comunicação, o correio eletrónico (abcdcomenius@gmail.com – endereço oficial da parceria), umaa página da rede social Facebook (ABCD Students / ABCD Teachers) e a página web oficial do projeto; ainda em construção (http://abcdcomenius.net76.net).

O projeto tem o seu final agendado para maio de 2012, altura em que se deslocarão a Lagos, acompanhados dos respetivos professores, 12 alunos de cada uma das escolas parceiras para, em conjunto com os alunos , professores, pais e encarregados de educação, organizarem o espetáculo final, que terá lugar no Centro Cultural de Lagos.

Estes projetos, financiados pela União Europeia, são de relevância para a atividade pedagógica, para uma maior dinamização das escolas e para a divulgação do concelho de Lagos.

 

Manuela Goes (professora de História do agrupamento)

 

foto 1: equipa do projecto do projeto europeu ABCD frente à escola anfitriã; equipa portuguesa - Paula Couto, Mário Guedes, Manuela Goes

foto 2: receção na escola em Batman preparada pelos alunos

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.