Header Ads

Conto - O Esperto, o Burro e o Introvertido

clip_image001Um conto de Alice Matias do 7º G 

Era uma vez...

Não, não vamos começar esta história por "era uma vez", porque isto não é nenhum conto de fadas.

Tudo aconteceu assim, exatamente assim...

Estava uma tarde de verão, quando eis que se ouve:

-Muito bem, meu filho!!! Tiraste Excelente no teste de português!!!

- Mãe, acredite, o 7ºano é a coisa mais fácil do mundo.

-Vá, como tiraste tão boa nota, podes escolher o que vais jantar. Preferes piza ou hambúrguer?

-Pode ser piza, se faz favor.

Naquela casa tão simpática vivia com a sua mãe um menino que se chamava Esperto, e que, na verdade, era muito esperto. Na mesma cidade, vivia outro rapaz que tinha muito em comum com o Esperto, pois andavam ambos na mesma escola, no mesmo ano e na mesma turma. Mas, na verdade, eram muito diferentes...

-Ahhh!!! Como é que é possível que tenhas tido Muito Insuficiente, num teste de português???

- Então mãe, o que é que queres que te diga? O 7º ano é a coisa mais difícil do mundo.

-Oh, por amor de Deus, quando eu andava no 7ºano tirava Excelente a tudo e esperei que tu pudesses seguir o meu exemplo e um dia, sabe-se lá, ser médico.

A vida deste rapaz não é fácil, ele chama-se Burro e tem problemas na escola, por mais que se esforce não consegue ter positiva a nenhuma disciplina. Duas ruas abaixo da do Burro, vivia um menino chamado Introvertido.

-Então filho, recebeste algum teste hoje?

-Sim.

-De quê?

-De português.

-E que nota é que tiveste?

-Tive Bom.

-Acho que podias fazer melhor, tu sempre foste bom em português.

-Sim, mãe.

O Introvertido não era tão burro como o Burro nem tão esperto como o Esperto. Estes três rapazes não se conheciam, até que o destino os juntou.

No dia seguinte, os três rapazes foram para a escola pelo mesmo caminho, sem nunca dizerem uma palavra, até que...

- Olá, o meu nome é Burro.

-Nós sabemos, tu és da nossa turma.

-Ahh! Pois é.

-Introvertido, porque é que estás tão calado?

-É este o meu feitio… infelizmente.

- Não te preocupes, cada pessoa tem o seu.

-Pois, e este teve logo de ser o meu.

Enquanto o Burro e o Esperto falavam, o Introvertido estava muito calado. Quando chegaram à escola, o Introvertido corou da cabeça aos pés.

-Olá Beleza!

-Olá Introvertido.

-Está tudo bem?

-Sim.

-Estás muito bonita.

-Muito obrigada. És um querido.

Era óbvio que ele estava completamente apaixonado pela Beleza, que era uma rapariga bonita, engraçada e muito inteligente.

-Olá Esperto, olá Burro.

-Olá Beleza.

- Então Introvertido, como é que a tua mãe reagiu ao teu teste de Português?

-Bem, ela acha que eu podia fazer melhor.

Enquanto esta conversa decorre, o Esperto e o Burro comentam a mudança de comportamento do Introvertido.

-É óbvio que está perdido de amores pela Beleza.

-Ai está???

-Burro, és mesmo burro. Será que nem o que está mesmo à frente dos teus olhos tu percebes?

-Achas que devemos dar um empurrãozinho ao destino?

-Não sei. Primeiro devemos falar com o Introvertido.

-Tens razão.

Enquanto o Burro e o Esperto conversam, o Introvertido tenta convidar a Beleza a sair.

-Beleza?

-Sim?

-Gostavas… de...

TRRRRRRRRRRRIIIMMMMMM. No exato momento do convite, a campainha toca e o Introvertido fica pior que estragado. Quando finalmente consegue a coragem necessária, é interrompido pelo toque.

- Desculpa Introvertido, mas tenho de ir para a aula. Conversamos no próximo intervalo.

- Tá bem…

No final das aulas, o Introvertido tenta ao máximo convidar a Beleza para sair, mas sempre que se aproxima dela, há alguma coisa que o interrompe. No caminho para casa, o Introvertido não pára de se lamentar, por isso, o Esperto aproveita para lhe dar umas dicas para conquistar a Beleza.

-Nós sabemos que tu gostas da Beleza.

-Nota-se assim tanto?

-Sim, só quem não quer ver é que não nota que tu te estavas a atirar à Beleza. Como diz o velho ditado, “O pior cego é aquele que não quer ver”.

-Eu quero mesmo convidá-la a sair, mas sempre que me aproximo dela, começo a gaguejar… Nem sei como é que consegui falar com ela esta manhã.

-Bem, eu tenho de ir para casa estudar porque amanhã temos teste de matemática.

-Oh meu Deus, não acredito! Esqueci-me completamente! – lamenta o Burro.

-O Burro será sempre o Burro.

-Até amanhã.

Durante a tarde, os três amigos estudam até os olhos lhes doerem. Especialmente o Burro. No dia seguinte, estão os três prontos para o teste.

-Ontem estudei até me fartar.

-Muito bem Burro.

-Só não sei se vou ser capaz de tirar positiva.

-Tens de ser confiante em ti próprio.

- Olha lá, desde que falaste sem gaguejar com a Beleza, que estás mais confiante.

-Acho que é hoje que vou conseguir convidá-la a sair.

TRRRRRRRRRRRIIIMMMMMM.

-Bem, vamos lá fazer o teste.

No intervalo o Introvertido consegue finalmente falar com a Beleza.

-Olá Beleza, queria-te perguntar uma coisa.

-Diz.

-Gostavas de ir comigo ao cinema, sábado à tarde?

-Sim. Adorava. Eu vou lá ter contigo, às 5 horas.

Quando acabou a conversa, o Introvertido estava nas nuvens. Mal queria acreditar. Ia sair com a rapariga mais bonita da escola, mal podia esperar.

-Mal posso esperar que chegue sábado.

-Sim Introvertido, desde que saímos da escola já deves ter dito isso mil e uma vezes.

-É claro que isto é um exagero, ou seja, uma hipérbole.

-És mesmo esperto.

Na noite anterior ao seu encontro, o Introvertido não conseguiu pregar olho.

Quando o dia mais esperado finalmente chegou, o Introvertido foi ter ao local combinado. Estava tudo a correr às mil maravilhas, quando o filme acabou. O Introvertido quis fazer uma pergunta muito importante à Beleza.

-Gostaste do nosso encontro?

-Sim.

-Eu gostava de te fazer uma pergunta, mas tenho medo da tua reacção.

-Diz.

-Gostavas de namorar comigo.

-Sim.

-Eu compreendo tu és demasiado fixe para mim…Tu disseste sim?

-SIM. Desde que me lembro que tenho uma paixão por ti.

-Eu também, só que era demasiado tímido.

No dia seguinte, o novo casal chegou à escola aos beijos e aos abraços.

-Bem, parece que o encontro correu bem.

-Melhor era impossível.

-Bem, meu amigo quem te viu e quem te vê.

-Quero-vos contar uma coisa: tive MUITO BOM no teste de matemática e agora estou a pensar em subir as minhas notas.

-Muito bem, Burro.

-Eu também tenho uma coisa para dizer: vou deixar de me preocupar tanto com as notas e vou viver a vida, mas também não as vou baixar.

-Acho que fazes tu muito bem.

-Se quiserem, posso-vos apresentar as minhas amigas. Elas também querem arranjar namorado. Estão cheias de inveja porque eu namoro com o Introvertido, e elas sempre tiveram uma paixão por vocês.

No início desta história, estes três rapazes achavam que, por mais que tentassem, nunca conseguiriam mudar os seus feitios. Mas, no final, estes três vizinhos, colegas de turma e melhores amigos acabaram por perceber que bastava que se conhecessem e acreditassem para ficarem totalmente diferentes: o Introvertido arranjou namorada e já não tem medo de dizer o que lhe vai na alma; o Burro tornou-se esperto e o Esperto deixou de ser tão controlador e stressado.

Moral da história: Quando estamos sós, os problemas parecem sempre maiores e mais difíceis de resolver, mas unidos, ficamos fortalecidos. “A união faz a força!”

Alice Matias, 7º G

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.