Header Ads

Alunos participam no Projeto Eco-Challenge

EcoO ECO CHALLENGE é um projeto da EDP Serviço Universal, em parceria com a ISA (Intelligent Sensing Anywhere S.A) e com o Ministério da Educação e Ciência (DGIDC), dirigido às escolas do ensino secundário em Portugal Continental.

Este projeto disponibiliza um sistema de monitorização da energia elétrica na escola, que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que sensibilizem a comunidade educativa para a importância da eficiência energética, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.

A plataforma permite acesso à informação do sistema de gestão de consumos, sendo possível conhecer, a cada passo, os indicadores de consumo de eletricidade na nossa escola. O sistema regista ainda variadores de conforto (temperatura e humidade), permitindo apoiar a análise sobre os consumos energéticos.

O grupo da Escola Gil Eanes composto por seis alunos (Nando Scheuer, Leonardo Baptista, Rafael Dias, Miguel Dias, Ivo Oliveira e Nick Schulz) e atualmente por dois professores (Daniel Silva e Guadalupe Jácome), têm como missão responder aos desafios que são colocados através da plataforma online que apoia o projeto e sensibilizar a comunidade educativa e envolvente para a importância da mudança de comportamentos que promovam a eficiência energética.

Até à data, foram elaborados 3 desafios com os seguintes temas: proposta de um sistema de iluminação artificial e natural energeticamente eficiente; construção de uma ementa nutricionalmente equilibrada, com o recurso ao uso eficiente da energia na confeção dos alimentos; recursos energéticos e fontes de energia ao dispor da população portuguesa.

Estes 3 desafios foram já concluídos com sucesso, e neste momento está a ser elaborado o relatório final.

Relativamente aos consumos eléctricos na escola, os mesmos têm vindo a decrescer ao longo dos meses, desde o início do projeto, o que se reflete na redução dos custos da fatura elétricA.

…………….

Texto do professor Daniel Silva.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.