Header Ads

São contos, senhores… IV

…havia uma aldeia.
…e um menino

clip_image001


clip_image002

O rio fazia um desvio grande , afastava-se, e de rio ele estava já um pouco farto, tanto que o via desde que nascera.Resolveu cortar a direito pelos campos.

clip_image002[6]















clip_image002O menino já estava decidido a voltar para casa, quando de repente aparece um homem alto e esguio, que lhe pergunta se queria sementes de girassol mágicas, que o levariam à terra das galinhas dos ovos de ouro.
O menino, um pouco atrapalhado, perguntou ao homem por que é que ele lhe estava a oferecer as sementes.
O homem fez uma cara estranha e disse logo que queria uma coisa em troca, uma vaca.
O rapaz disse que tinha uma em casa, e foi a correr buscá-la e voltou num ápice com medo que o senhor se fosse embora.
Para não se perder, foi colocando feijões à medida que avançava, pois já estava a escurecer.
Quando chegou, o homem ainda se encontrava no mesmo sítio onde ele o tinha deixado e rapidamente fizeram a troca como tinham acordado.
Foi para casa muito feliz. Quando lá chegou, viu que os pais já estavam preocupados, pois já era quase hora de jantar.
No dia seguinte, contou então aos paiclip_image004s que tinha sementes mágicas, pois no dia anterior os pais estavam chateados com ele por ter chegado tarde a casa. Intrigados pela ausência da vaca aperceberam-se de que o filho tinha cometido uma grande asneira, pois essa vaca ia ser vendida a um senhor muito rico. Disseram-lhe, então, que se as sementes de girassol não funcionassem, teria de falar com o senhor e dizer que estava arrependido e que queria a vaca de volta.
O menino, com remorsos, foi plantar as sementes mágicas na quinta, mas sempre de cabeça baixa. Passaram dias e dias, e o pai ia ficando mais furioso com ele.
Os dois já tinham combinado que no dia seguinte o menino tinha de ir falar com o senhor.
clip_image006À noite, enquanto dormia, sentiu uma espécie de tremor de terra, mas tentou não ligar muito. No dia seguinte, o menino foi acordado pela gritaria do pai, dizendo-lhe que estavam no céu. Pensou que estavam a brincar com ele, mas quando olhou pela janela viu que estava nas nuvens e que a sua casa estava apoiada num caule de um girassol. A família, quando saiu de casa, conseguia andar pelas nuvens… nem eles conseguiam imaginar o que lhes estava a acontecer. Passaram algum tempo a tentar perceber o que se estava a passar, e de repente ficaram fascinados ao ver uma galinha, mas não uma qualquer, uma galinha de ovos de ouro. A família pegou nos ovos e voltou para casa rica e feliz, graças ao filho.
Aquela família agora chamava à sua casa: “A maior flor do Mundo”.


António, 7º J

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.