Header Ads

Sessões de Esclarecimento sobre os apoios aos jovens



 
Realizaram-se nos dias 10 de Fevereiro e 17 de Março, no auditório Prof. António Freitas, duas actividades, “Sessões de Esclarecimento sobre os apoios aos jovens”, com a participação de representantes da CPCJ -Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lagos., psicóloga Sílvia Teixeira e enfermeira Clara Gajeiro.

A iniciativa foi da responsabilidade das professoras, Hermínia Martins, Maria do Rosário António e Mariela Alberto, integrada nos conteúdos, das disciplinas de Sociologia, Área de Integração e Área de Projecto, ligados aos “Direitos da Criança” e ao “Exercício da Cidadania”, numa perspectiva interdisciplinar e inter-ciclos de escolaridade.

Foram abordados problemas vários, particularmente os relacionados com os direitos da criança e adolescente. A Psicóloga Sílvia Teixeira esteve presente na sessão do 3º ciclo, fez uma apresentação do que é a CPCJ, formas de intervenção junto das crianças e jovens sujeitos a maus tratos, nomeadamente os procedimentos legais a seguir em situações que requeiram a intervenção desta instituição. Passou depois a palavra aos jovens para que estes apresentassem dúvidas. Foram várias as intervenções, bastante pertinentes, por parte dos alunos. Na sessão com os alunos do ensino secundário, estiveram presentes a Psicóloga Sílvia Teixeira e a enfermeira Clara---, que à semelhança da sessão com o 3º ciclo, fizeram a apresentação da CPCJ e dos procedimentos a cumprir para dar seguimento a um processo de apoio e protecção aos adolescentes. Foi, igualmente, uma sessão bastante participada e que contribuiu para esclarecer os alunos.
A actividade foi considerada por todos os presentes, alunos e professores, como de grande utilidade para esclarecer e despistar situações problemáticas.

Texto das professoras Maria do Rosário António, Mariela Alberto e Hermínia Martins

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.