Header Ads

Sonhe



















"O Sonho", Douanier Rousseau
Os ventos que me trouxeram até aqui…
Nunca mais voltaram para sequer dar uma explicação
Também já não os culpo por nada
Sei que “eles” ainda servirão de risos no meu banquete
Fui avisado e convidado único e especial da festa
Havia muitos presentes
A depressão foi a primeira a chegar
Veio de longe e mansinha
Com seus braços fortes e sua face invisível
Tentando enganar os distraídos
A solidão por si, veio sozinha, como de costume, e aqui ficou
Estavam todos à minha espera
Só não veio a felicidade
Resolvi então buscá-la
Aos poucos fui caminhando e cada vez mais convicto de que ainda há muito chão para polir
O homem que atravessou a rua vinha quieto e pensara…
Por aqui já não chove
E o frio não me faz impressão
O amor, este avisou com antecedência que não viria
Também nem fiquei preocupado
Pois nunca o tive e sei que ele é indecifrável e quase inexistente
Quando sigo a caminhada continuo a pensar e a pensar
Que cada vez mais me dá pena “deles”
Está tudo aos nossos olhos, mas a cegueira insiste em continuar
É pena ter pena
Quando disserem que nunca é tarde, eu direi que pode ser tarde demais
A escuridão vai caindo e com ela trazendo os mistérios da noite
Não sei se há lua lá fora, ou está por aí escondida
Deixei tudo aos pedaços e não parei de seguir em frente
Vi com mais lucidez que por estes ventos já não há mais mudança
Não sou, não quero e longe de mim ser pessimista
Mas isto do jeito que vai, não vai longe e só caminha para o sentido contrário
O errado posso ser eu e o tempo provar-me que afinal tudo não passou de um sonho
Sonhar é simplesmente o que me faz seguir
Aviso que sonhar acordado é melhor do que sonhar dormindo
O que me mantém em pé e me faz levantar todos os dias são os meus sonhos
Já avisei alguns que logo parto, não os levo comigo porque sei que também não viriam, estão demasiados cegos e esta doença já não me convence
Não deixo nada para ninguém, apenas quero que lembrem que enquanto cá estive tentei ao máximo fazer com que todos vissem
Amanhã parto cedo, vou logo fazer a mudança
A saudade me bateu à porta, entrou, tomou um café e perguntou se eu não podia ficar apenas mais uns dias
Respondi que logo volto para responder a tristeza se afinal os cegos viam
Ouvi barulhos…era o medo
Dele não temi, meu único medo é do homem, que insiste em seguir por um caminho que não é o meu
Veio o dia e veio a noite, esta estava contente quando lhe contei que deixei de dormir
Dormir é perda de tempo, a vida foi feita para ser vivida e não dormida
A rádio da cidade anuncia que a paz morreu e o silêncio foi sequestrado
Aflito, fiquei
Meus amigos podem estar em perigo, mas não posso ajudá-los, pois estamos todos sozinhos nesta jornada
Depois de tanto caminhar, resolvi sentar e cantar, para alegrar os ouvidos de quem passasse por ali
A música que sai de dentro cantava-se assim…
A felicidade não existe
Existe, mas não por completo
O que existe são momentos felizes, momentos de alegria
Jamais conseguiremos ser 100%felizes, porque todos nós temos problemas, tristezas e medos
Devemos estar sempre em busca destes tais momentos, que por alguns instantes, raros e poucos, nos faz esquecer de tudo o que a tristeza trouxe,  desde quando pisou cá pela primeira vez
Devemos estar sempre em busca da felicidade
Porque sim, ela existe
Devemos estar sempre em busca da felicidade
Mesmo que a felicidade seja continuar cego ou fingindo que não vemos
Eles sempre dirão que o tempo tudo cura, sempre há tempo e nunca é tarde
Eu cantarei-talvez seja tarde
Mas nunca é tarde para sonhar
Sonho que me movo, que te moves, que se move ele, que nos movemos, que vos moveis, que  se moverão
Enquanto há sonho há vida
Se não sonhas, de que vale então viver?

...........................
Texto de Vinícius Rosa- 11ºC – Profissional Energias Renováveis

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.