Header Ads

Noite Europeia dos Investigadores 2011

Sem título 4
O que é? A Noite Europeia dos Investigadores (NEI), uma iniciativa da União Europeia, permite a cientistas e público geral conviverem num ambiente descontraído. A troca de ideias e experiências que a NEI proporciona pretende contribuir para a construção de uma imagem mais saudável dos investigadores junto do público e demonstrar que, afinal, a ciência não é tão complicada quanto se julga.
Quando? No próximo dia 23 de Setembro de 2011, entre as 19h e as 22h, o Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) associa-se à Noite Europeia dos Investigadores, iniciativa que se realiza simultaneamente em 320 cidades e mais de 30 países da Europa.
Quem? O CCVL convidou quatro investigadores para partilharem as histórias das suas investigações e, a partir delas, saber mais sobre Ciência.

INVESTIGADORES:
image
Sobre o Mar a alargar Portugal (Biologia) Mónica Albuquerque apresentará projetos de investigação relacionados com taxonomia e biogeografia de moluscos marinhos das Ilhas Selvagens e da Montanha Submarina Gorringe.
Será possível visualizar, aprender a identificar moluscos marinhos utilizando uma lupa binocular com câmara fotográfica.
image
Coscuvilhar em Histórias com milhões de anos (Paleontologia)
O paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues irá revelar como se podem obter
informações sobre os dinossauros e as suas marcas de atividade que já
viveram há milhões de anos. Histórias dos Museus mundiais onde realizou a
sua investigação, bem como do trabalho de campo na Patagónia, por exemplo,
serão alguns dos ingredientes desta conversa.
image
Ossos do Ofício (Antropologia Biológica) A Antropologia Biológica é uma área científica que tem como objecto de estudo o homem enquanto entidade biológica, através da análise dos vestígios osteológicos, pois estes vestígios são os mais duradouros indicadores da existência de um indivíduo.
Helena Lopes, do Laboratório de Antropologia Biológica da Universidade de Évora, irá mostrar como é possível retirar algumas inferências sobre o modo de vida do indivíduo e da população em que este estava inserido através do estudo dos ossos.
image
De Cabeça para baixo, no Turno da Noite (Zoologia) Para nós, humanos, os morcegos vivem de forma silenciosa, na escuridão e, muitas vezes acreditando-se, de forma errada, que são cegos. É no turno da noite que os conseguimos ouvir e até mesmo ver. Bem-vindos ao mundo “silencioso” dos morcegos! Mário Carmo, da Universidade de Évora, irá mostrar-nos como conseguimos identificar as 27 espécies de morcegos que temos em Portugal e também percebermos se estão a comer ou se estão apenas a socializar.

image image image
O Centro Ciência Viva de Lagos reabriu no passado dia 1 de Agosto com exposições renovadas e novas atividades de divulgação científica destinadas a todos os públicos.
O projeto do Centro Ciência Viva de Lagos (a funcionar há mais de 2 anos) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lagos, em resposta ao estímulo lançado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, no sentido de se constituir em todo o território nacional uma Rede de Centros que visa a divulgação científica e tecnológica junto do grande público e a criação de contextos adequados à formação de animadores e professores, ao apoio às escolas, à colaboração entre instituições científicas, empresas, autarquias e instituições educativas, e o desenvolvimento e produção de recursos e conteúdos para a e
al e não formal. A Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica resume, em breves mas ilustrativas palavras, as
orciona: “No Centro Ciência Viva de Lagos subimos ao cimo do novíssimo farol e espreitamos pelo periscópio dum submarino. Vestimos a pele de um marinheiro à séria e conhecemos o dia-a-dia a bordo de uma caravela. Arregaçamos as mangas e remamos como se estivéssemos numa galé. Sentamo-nos num balancé científico e vemos uma criança a levantar um adulto. Descobrimos como se orientavam os marinheiros num tempo em que não existia GPS e percorremos o jardim à procura da Arca do Tesouro…”

Informação emanada pelo Centro de Ciência Viva de Lagos

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.