Header Ads

Físico-química ao barulho




"No âmbito da disciplina de Físico-Química, aquando do estudo do conteúdo “Produção e transmissão do som”, foram realizadas pelos alunos das turmas B, C e D do oitavo ano medições do nível sonoro em diversos locais da escola das Naus, utilizando um sonómetro. Os resultados obtidos foram tratados em articulação com a disciplina de Matemática, no campo da construção e interpretação de gráficos, e posteriormente analisados novamente em Físico-Química com o cuidado de alertar os alunos para os efeitos nefastos do ruído, não só ao nível do aparelho auditivo mas também na estabilidade psíquica e emocional do ser humano. Este procedimento faz também parte das ações envolvidas na auditoria de sustentabilidade, enquadrada no Plano de Eco Gestão Intercultural, anexado ao Projeto de Mediação Intercultural, numa vertente ambiental que envolve igualmente o Programa Eco-Escolas. 
Deste estudo destacam-se como principais aspetos positivos:
- Na maioria dos locais da escola os níveis sonoros não excedem os valores razoáveis (mesmo junto do bar e durante atividades desportivas quer no interior quer no exterior);
- O trânsito que passa na estrada junto do ginásio não provoca níveis incomodativos de ruído;
- A insonorização das salas de aula é boa, em ambiente de trabalho normal;
Como aspetos negativos destacam-se:
- Na sala do aluno, o ruído é constantemente incomodativo, particularmente junto aos matraquilhos;
- Na cantina os níveis sonoros são elevados, nomeadamente na fila de alunos;

- Os valores de ruído mais elevados registaram-se junto da entrega dos tabuleiros na cantina.

O relatório elaborado contempla como propostas de ações a implementar na escola:
- Divulgação dos resultados desta análise junto da comunidade educativa;
- Campanha de sensibilização a favor da diminuição do ruído e aumento do bem-estar da comunidade educativa, por exemplo com a elaboração de cartazes a colocar nos pontos críticos detetados: sala do aluno e cantina;
- Construção de sinalização luminosa sensível ao ruído para colocar nas salas de aula."


Para mais informações, consulte-se o relatório abaixo:



Texto da professora Dina Cintra , a propósito de um trabalho com as suas turmas de 8º ano.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.