Header Ads

Projeto Novas Descobertas–Visita à Eco-quinta do Vale da Lama

Eco_Quinta_2015
Durante os meses de fevereiro e março algumas turmas de Filosofia do 10º ano e de Psicologia do 12º ano puderam experienciar uma escapadela à rotina escolar para conhecerem novos contextos de aprendizagem num cenário naturalista coordenado pelo Projecto Novas Descobertas, na Eco-Quinta do Vale da Lama, situada a cerca de 5 km de Lagos.
Nesta curta visita de estudo, subordinada ao tema geral "Acção Humana, Ética e Valores" os nossos estudantes, bem como os professores acompanhantes, conheceram melhor o funcionamento de um projecto eco-sustentável nas suas vertentes natural e social e humana. Neste contexto, vivenciaram directamente diferentes formas de trabalhar e valorizar a terra como fonte de recursos vitais, de acordo com os princípios da permacultura, isto é, agricultura permanente ou sustentável. Neste domínio, os visitantes aprenderam directamente dos permacultores as vantagens e o valor das relações sistémicas entre os diferentes agentes intervenientes na produção agrícola sustentável. Do ponto de vista social e humano, tiveram a oportunidade de conviver com a comunidade residente e perceber um outro modelo de organização comunitária alternativo ao modelo dominante do mercado laboral. A este respeito, ficaram a conhecer melhor a importância do voluntariado como opção de troca de experiências e aprendizagens.
Ao almoço foi servido um prato vegetariano, o qual ilustrou simbolicamente o produto de todo o trabalho na Quinta já que foi concebido apenas com os produtos que aí se produzem. No final, todos pareciam satisfeitos e entusiasmados com as experiências vividas. ".
Texto do professor Fernando Ildefonso

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.