Header Ads

Dia da Europa

Dia_Europa_2014_2015

Realizou-se no passado dia 6 de maio entre as 10h10 e as 11h40 no Auditório da Escola Secundária Gil Eanes uma apresentação dirigida aos alunos do 9º ano de escolaridade que teve os seguintes objetivos:

1) Conhecer o significado do dia da Europa;

2) Conhecer o significado de alguns símbolos da União Europeia, nomeadamente o hino e a bandeira;

3) Compreender o processo de construção europeia;

4) Compreender o que é o empreendedorismo e a cidadania europeia.

Das sete turmas da escola, estiveram presentes o 9º B (Diretora de turma: Carla Nunes), 9º D (Diretora de turma: Ana Paula Ribeiro) e 9º F (Diretora de turma: Marisa Alves), que vieram acompanhados pelos professores Jorge Relvas e Maria José Nogueira.

Os alunos que constituem a mini – empresa WHEELS&WHEELS, no âmbito do programa A Empresa da Junior Achievement, apresentaram o projeto de negócio que no passado dia 30 de abril foi um dos dois selecionados em Faro para estar presente na competição nacional a realizar em 25 de maio no Museu da Eletricidade em Lisboa.

Como balanço da atividade, consideramos que o evento foi um contributo importante para o processo de formação/educação dos alunos e nesse sentido constituiu-se como uma mais-valia na abertura de horizontes aos alunos e numa janela de oportunidade para aprofundar o projeto no futuro.

O aspeto que deve ser melhorado em eventos futuros será a maior disponibilidade dos Diretores de turma e a comparência de turmas de modo a aumentar a dinâmica e a interação entre os participantes.

Colocam-se seguidamente as ligações para os recursos pedagógicos que foram utilizados no decurso da apresentação do projeto Dia da Europa.

· Evolução processo de construção europeia: Europa dos 6 aos 27

http://www.europarltv.europa.eu/pt/player.aspx?pid=ee4e6f7c-179c-4751-8b01-3a3db8e21da3

· O que é ser empreendedor:

http://ei.montepio.pt/category/educadores/educadores-ei-tv/?item=7629

· Programa A Empresa – WHEELS & WHEELS - 2014/2015:

https://www.youtube.com/watch?v=1LJL7PfOtf8

Texto do professor Pedro Vieira

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.