Header Ads

Piercings e Tatuagens na adolescência: o que diz a Psicologia

Piercings1_2015

Realizou-se, no dia 7 de maio de 2015, no Auditório António Freitas da Escola Secundária Gil Eanes, uma palestra “Piercings e Tatuagens na adolescência: o que diz a Psicologia”, dinamizada pelo Dr. António Valentim.

Participaram muitos alunos e professores que no decorrer da palestra tiveram a oportunidade de colocar diversas questões.

"Atualmente os fenómenos das tatuagens e dos piercings vão muito além de um mero efeito de moda, apesar de já terem existido em todas as épocas continuando presentes em todas as culturas. São fenómenos que dizem algo sobre o inconsciente coletivo e sobre o inconsciente pessoal.

Convém perceber melhor as razões e as motivações associadas a estes fenómenos. As tatuagens e os piercings não são comparáveis a uma peça de vestuário em moda que se põe de lado quando se deixa de gostar dela ou ficou desatualizada! Antes de um jovem recorrer a uma prática que deixa as suas marcas no corpo, na maior parte das vezes para toda a vida, é conveniente fazer uma reflexão sobre a conjunção de vários fatores que ocorrem ao mesmo tempo quer a nível pessoal quer a nível familiar e social. Também são inúmeras as questões que podem ou que devem ser primeiro colocadas aos adolescentes. Ao longo da palestra realizada muitas foram as perguntas levantadas que demonstraram o interesse suscitado por este tema muito atual.”

Dr. António Valentim

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.