Header Ads

Atelier de sombras chinesas

Sombras_Chinesas_2014_2015

Nos dias 19 e 21 de maio foi dinamizada, na Escola Básica da Ameijeira, a atividade «atelier de sombras chinesas».

O Projeto «Atelier de sombras chinesas», orientado pelas professoras Cláudia Marcelino e Carla Estêvão, em articulação com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gil Eanes, teve como principais objetivos: despertar nos mais jovens (neste caso, no Pré-Escolar) o prazer e o interesse pela leitura; sensibilizar professores, pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança; levar os alunos a perceber as diferenças pessoais e as capacidades, muitas vezes ocultas, que todos têm.

Foram desenvolvidas quatro sessões, de forma a contemplar todos os grupos do Pré-escolar. Os livros escolhidos que serviram de suporte à atividade foram O Cuquedo, de Clara Cunha, e O Polvo Coceguinhas, de Ruth Galloway.

Depois da apresentação, com sombras chinesas, das histórias contadas pelos alunos do 11ºG (Escola Secundária Gil Eanes) e exploradas pela professora Cláudia Marcelino, os meninos tiveram uma atividade prática onde aprenderam a fazer e apresentar as suas próprias imagens…

No final foram distribuídos, pela professora bibliotecária, pequenos marcadores com excertos das histórias e uma imagem alusiva às mesmas, para colorir em situação de aula (ou em casa). Esta será, aliás, uma oportunidade para os alunos desenvolverem a capacidade de memória e contarem, aos pais e/ou professores, o que ouviram e aprenderam.

Livros divertidos sobre o que somos, as nossas características físicas e psicológicas, os nossos medos (muitas vezes desnecessários), as capacidades que temos e a necessidade de acreditarmos em nós próprios e no que sabemos fazer. Enfim, se o Cuquedo mostrou o lado divertido da vida, o Polvo trouxe muitas cócegas e boa disposição!

Texto da professora Célia José

(créditos da imagem: locusamoenus.blogs.sapo.pt)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.