Header Ads

Fábrica de Histórias


Nos dias 13 e 15 de abril foi realizada, nas Escolas Básicas de Bensafrim e Chinicato, a atividade «Construir histórias», que teve os seguintes objetivos: relatar experiências de leitura, expressando sentimentos e emitindo opiniões; exprimir ideias redigindo diferentes tipos de textos com correção e coerência, em suportes variados indicados pelo professor; utilizar as tecnologias e ferramentas digitais para comunicar e atender aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares, sob orientação de um adulto; mostrar interesse pela leitura; participar na troca e debate de ideias; respeitar diferentes opiniões; revelar iniciativa e criatividade na resolução de problemas; valorizar o uso da biblioteca e dos seus recursos. Proposta e dinamizada pela Biblioteca Escolar destinou-se, essencialmente, aos alunos de 3º e 4º anos.
Depois de introduzida a atividade com a história inicial «A Galinha Ruiva», primeiramente contada de forma anárquica e, num segundo momento, de modo organizado, foi explicada a estratégia para a construção de um texto / uma história, e os alunos foram divididos em grupos  de trabalho (no caso da EB de Bensafrim) tendo, cada um deles, escolhido um cartão alusivo aos diferentes elementos a introduzir na história (início / tempo, personagens principais / heróis, espaço, missão, oponentes, adjuvantes, outras peripécias, final). Seguiu-se a construção, em grupo, sob orientação do respetivo professor e/ou professora bibliotecária, da história (durante cerca de trinta minutos) e a apresentação, em grande grupo, da mesma. Na EB do Chinicato participaram apenas os alunos de 4º ano.
Os alunos de 1º ano presentes na sala fizeram, no decurso da atividade, um desenho sobre a história inicial contada por uma das professoras bibliotecárias.

 As histórias produzidas foram bastante originais e engraçadas, tendo os professores participantes considerado a atividade útil e criativa.

Texto da Professora Célia José


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.