Header Ads

Erasmus: Hamburgo–junho de 2015

P1040153
Dez alunos, destemidos e bem-dispostos do 8º e 9º anos, viajaram até Hamburgo, no passado dia 25 Junho, à espera de uma experiência diferente de cidadania europeia. Guess what?! Foi isso mesmo que viveram.
Acompanhados pelos professores Mário Guedes e Teresa Teófilo, os nossos alunos conheceram outros jovens dos países parceiros do projecto Erasmus+ "Authors and Directors with a cause: inspiring European Youth today". Lituânia, Roménia, e claro, a Alemanha, país anfitrião. Conhecemos as suas duas escolas e tivemos uma vivência urbana por excelência, não fosse Hamburgo a segunda maior cidade da Alemanha.
Realizámos duas apresentações em vídeo sobre as nossas duas escolas, Gil Eanes e Naus. O nosso amigo Tiago Monteiro, do 8ºE, vencedor do 2º lugar do concurso de "Escrita com uma Causa" apresentou e leu a sua história face a uma plateia interessada e sensível a causas sociais. A partilha dos contos vencedores de cada país foi um momento importante e enriquecedor que permitiu conhecer o que os jovens destes países pensam sobre causas.
Um outro objetivo deste encontro foi a aprendizagem sobre etapas técnicas na realização de filmes. Os jovens, divididos em grupos, tiveram de criar o início de uma história, escrever o script e pensar num storyboard. O desafio foi a vários níveis: trabalhar em grupo, usar o Inglês como língua de comunicação, cooperar e decidir uma ideia de história, dividir tarefas, procurar as valências de cada um, definir momentos para desenhar em storyboard e, por fim, apresentar tudo isto aos outros grupos. Na última manhã, o nosso grupo de destemidos, em plena cantina, cantou uma pequena música como agradecimento a todos os presentes e ofereceu potes de mel algarvio aos professores coordenadores (graças à Sofia e Marta). Tivemos ainda o prazer de conhecer dois jovens Portugueses imigrados em Hamburgo recentemente: o José dos Açores e a Ana de Lamego. Sentimo-nos quase em casa nesta cidade que tem uma das maiores comunidades Portuguesas de Alemanha.
Texto: professora Teresa Teófilo
P1030647   P1030793
P1040094   P1040150

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.