Header Ads

Atividades da Bilioteca–Outubro de 2015

AtividadesBiblioteca Out2015 003

O mês de outubro foi o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e, com ele, mais uma oportunidade para as Bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.

O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015, numa tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares, foi: A biblioteca escolar é super!

No Agrupamento de Escolas Gil Eanes foram desenvolvidas diversas atividades/iniciativas.

Na EB nº3 decorreu, em todas as turmas do Pré-escolar, a atividade «Livros nas pontas dos dedos», com os objetivos de dirigir a atenção dos alunos para o objeto livro, qualificar a sua exploração e aumentar o interesse da criança por diversas tipologias de livros. A atividade foi complementada, em situação de aula, com a pesquisa/seleção de imagens temáticas, coladas em cartolinas, e a elaboração de pequenas histórias criadas em torno das mesmas e afixadas na Biblioteca.

Com as turmas de 1º ano de todas as escolas básicas do Agrupamento (nalgumas, devido ao limitado número de alunos, foi possível alargar a atividade a outros anos/níveis de ensino) foi desenvolvida a atividade «Danças ao sabor de poesia», que procurou sensibilizar os alunos para a poesia e a música; mostrar que a música, tal como a poesia, os textos narrativos, as imagens… é uma forma de comunicação/expressão e conhecimento; conhecer algumas danças tradicionais portuguesas e promover a articulação entre níveis de ensino diferentes (1º ciclo e secundário). A atividade foi dinamizada pela Biblioteca em articulação com a turma de Animação Sociocultural (12ºF), sob orientação da professora Cláudia Marcelino. O poema escolhido e analisado foi «a bailarina», de Cecília Meireles, e o vídeo projetado «A dança da fada açucarada», de Tchaikovsky. No final, os alunos tiveram um momento de aprendizagem e descontração com algumas danças tradicionais/de roda, que fizeram a alegria de todos os participantes.

Para os restantes anos as professoras bibliotecárias sugeriram fazer a troca de prendas (criação, com os alunos, de pequenos presentes ou brindes alusivos ao Mês Internacional da Biblioteca Escolar para estes oferecerem aos pais e famílias ou trocarem entre si: tapete para o rato, porta-lápis, crachás, livros, cartões com pequenos textos escritos pelos alunos, …).

Na EB das Naus, foi preparado um Bibliopaper para os alunos de 5º ano e, na Escola Secundária Gil Eanes, foi organizado um encontro com o realizador de cinema António-Pedro Vasconcelos, em articulação com as atividades desenvolvidas por alguns professores no âmbito do programa Erasmus – nomeadamente o visionamento do filme Os gatos não têm vertigens.

Texto da professora Célia José

AtividadesBiblioteca Out2015 012AtividadesBiblioteca Out2015 019

AtividadesBiblioteca Out2015 020AtividadesBiblioteca Out2015 030

AtividadesBiblioteca Out 2015 005AtividadesBiblioteca Out 2015 009

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.