Header Ads

Club Einstein/ Holografia


O Club/Einstein, sob a direção da professora Raquel Sarmento Silva, surgiu há uma década e meia na escola Secundária Gil Eanes, agora Agrupamento de Escolas Gil Eanes, com vista ao desenvolvimento das competências científicas dos alunos na área da Física e da Química aliando o conhecimento ao prazer da descoberta. Mais tarde, juntou-se ao Projeto Holorede, holografia em rede de escolas, da Unversidade de Aveiro, a cargo do professor catedrático Pedro Pombo, bem como ao Centro Ciência Viva na criação de uma parceria.
O projeto Holorede, holografia em rede de escolas, é considerado inovador a nível mundial e muitas são as Escolas Secundárias do país que trabalham nele e este estabelecimento de ensino também faz parte desse grupo privilegiado, dando o seu contributo com uma tarde por semana. A recetividade dos alunos às atividades propostas pela docente Raquel Silva tem sido grande e motivadora no desenvolvimento de outras ainda mais desafiadoras. Daí que o Club/ Einstein tenha resistido tanto tempo e se mantenha ativo graças à cooperação e interesse dos alunos.
 Em termos organizacionais, os alunos são agrupados por níveis de ensino 10º, 11ºe 12º e cada grupo realiza os exercícios de Física e de Química que depois serão corrigidos pela professora. Em seguida, parte-se para o trabalho experimental em que todos os alunos se envolvem entusiasticamente na preparação das experiências. Cria-se então um ambiente bastante vivo, dinâmico, caracterizado pela interação e sobretudo pela possibilidade que todos têm de colocar questões sem receio.       
  Foi também criada uma página do facebook para publicar os trabalhos realizados e publicitar eventos nesta área, como workshops e formações. Recentemente foi dinamizada, pela docente Raquel Silva, uma ação acreditada nesta escola, orientada pelo professor catedrático Pedro Pombo,  destinada a todos os professores da região do Algarve.  Há dois anos o Club Einstein também participou no Projeto da Escola Acontece, uma iniciativa da Câmara de Lagos, com uma demonstração de trabalhos de Holografia, no Centro Cultural de Lagos. Sem deixar de referir a sua participação efetiva no Dia Aberto da escola com apresentações, no laboratório de Química, às turmas visitantes.

Importa salientar ainda as visitas de estudo ao Centro Ciência Viva que são sempre enriquecedoras e, por outro lado, ajudam a desmistificar a ideia de que a ciência não está assim tão longe do ser comum como se julga. Na verdade, essa perceção vai-se esbatendo ao longo do ciclo, visível na atitude dos alunos.

Professora Raquel Silva

Aqui fica o registo fotográfico das atividades do Clube e da formação que decorreu na Escola Gil Eanes:















Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.