Header Ads

Auschwitz, o campo de concentração e extermínio




No dia 26 de janeiro realizou-se no Auditório da Escola Secundária Gil Eanes uma Palestra de sensibilização para o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro, Dia da Libertação do campo de concentração e de extermínio de Auschwitz, organizada pelos professores Cristina Marreiros, Maria do Rosário António e Luís de Abreu.
Estiveram presentes as turmas 10º C / E; 12º B / C / E; Vocacional Secundário 2E e Vocacional Secundário 1F. O professor Luís de Abreu apresentou os vários antecedentes que deram origem à guerra  e as suas consequências - 45 milhões de mortos (URSS = 25 milhões, 8 milhões de judeus...) uma Europa devastada, milhões de cidadãos sem casa, condições de higiene mínimas e fome. Fez um convite aos jovens presentes, que individualmente ou em grupo, devem visitar as instalações do referido campo e refletir sobre o porquê de tal barbárie.
A professora Cristina Marreiros, através de um powerpoint apresentou quatro dos sobreviventes que os professores contactaram aquando da formação no Instituto Yad Vashem, em Jerusalém, assim como os três Justos das Nações portugueses. A professora Maria do Rosário lembrou o testemunho de Moshé Aelion, natural de Salónica, sobrevivente do Campo de Auschwitz. A aluna Alexandra Souza, nº1 do 10º E, Curso Profissional Técnico de Marketing, através do powerpoint partilhou a sua experiência da sua visita a Cracóvia e à Sinagoga e Cemitério judaico em Remuh  e o Cemitério em Grodzisk, integrada no Projeto Erasmus +. Os restantes elementos da turma participaram na atividade através da pesquisa e criação de símbolos judaicos, que foram expostos durante a sessão. 
A sessão terminou com o visionamento do filme Auschwitz, “Os nazis e a Solução Final”, produzido pela BBC.

Texto da professora Cristina Marreiros









Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.