Header Ads

Crónicas da Valéria - Dezembro 2017

Último mês de 2017, última etapa desta nossa viajem ao subconsciente humano que esconde muito mais do que conseguimos aflorar de uma maneira tão leve e rudimentar. Na verdade, por muitas palavras que existam, verbos, adjetivos, conjunções, nunca será possível descrever a complicada natureza do cérebro humano na sua mais pura e básica forma. De qualquer maneira, nunca foi o meu objetivo tornar-me num génio de psicologia aos 16 anos de idade, portanto consideremos o meu, na verdade, o NOSSO esforço como suficiente . . . por agora. 
Como esperado em qualquer episódio final de qualquer série que gostamos de acompanhar assim de vez em quando durante a semana, esta crónica será um pouco diferente das anteriores. Na verdade, quero aproveitar este momento, enquanto ainda estou de caneta na mão, para fazer um apelo final e tirar as minhas conclusões em relação à depressão adolescente, naturalmente, para as partilhar convosco.  
Como já vimos anteriormente, e certamente passamos todos por isso de uma forma ou de outra, há certos períodos na nossa vida onde nada parece estar em ordem. É quase como se olhássemos para uma prateleira com uma etiqueta a dizer “literatura” cheia de livros científicos. De entre esses livros, a maioria está virada ao contrário, outros tantos deitados fora do lugar, e alguns já nem lá estão – deixando para trás apenas a silhueta do pó polvilhado sobre a madeira, velha e abandonada. Cabe-nos a nós próprios arranjar coragem e vontade para limpar as suas prateleiras sujas e reorganizar os livros de maneira a que possamos sentir conforto na nossa vida. Esta imagem, entre muitos outros exemplos possíveis, demonstra como funciona a depressão. Sozinhos ou acompanhados por alguém que nos ajude na demorada mas gratificante tarefa de voltar a encontrar o nosso equilíbrio com o mundo que nos rodeia, é, no fundo, o ciclo da nossa vida. Caímos, voltamo-nos a levantar para qualquer dia desabarmos mais uma e outra vez. Mas o importante não é o facto de cairmos, ou quantas vezes o fazemos. O que importa é que nos levantamos, ou não, sendo que a escolha é sempre nossa. 
Em teoria, tudo parece muito fácil. Mas, ao passarmos a realidade para o papel, perdemos sempre alguma da sua substância. Portanto, no final de contas, é sempre mais prático ilustrarmos através de exemplos o modo como lidar com estes sentimentos através de exemplos simples e acessíveis no quotidiano.
Se alguma vez se sentirem em baixo ou souberem de alguém que esteja a passar por algo desmoralizador, tirem algum tempo do vosso dia para se concentrarem em vocês próprios e incentivem a tal. Releiam o vosso livro favorito, vejam um filme que vos faça relembrar de tempos passados, convidem um amigo para uma caminhada, tomem um banho relaxante, durmam, abstraiam-se das vossas responsabilidades por algumas horas. Por vezes é necessário simplesmente carregar no nosso próprio botão “reiniciar” e começar de novo. E não há nada melhor para começar de novo como o começo de um ano…..novo.
Dezembro é um excelente mês para pôr os nossos pensamentos e objetivos em ordem, decidir sobre futuras escolhas e determinar novas aspirações; pequenas ou grandes. 2018 é o nosso táxi, à espera para nos levar para algures ou algo melhor.
Rodeia-te de pessoas que te fazem feliz. Rodeia-te de energias positivas, e adapta um pensamento mais aprofundado sobre os teus próprios sentimentos. Sê capaz de rasgar o teu exterior para descobrir o teu interior, por mais difícil que isso possa vir a ser. Aceita os teus erros e aprende a andar para a frente, aprendendo com eles. Isto tudo para dizer que há uma solução para qualquer problema, por mais oculta que seja.
Isto tudo também para dizer. . .          
                                             Bom Ano, boa sorte.  


Texto de Valéria Tabacaru – 11ºC
Coordenação e revisão de texto – prof. Fernando Ildefonso

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.