Header Ads

Workshop de Verão para professores na Agência Espacial Europeia

imageA Agência Espacial Europeia é uma organização internacional constituída por 19 estados membros além de outros países cooperantes. Trabalha também em colaboração com organizações espaciais não europeias. A sua missão é planear o desenvolvimento da capacidade espacial da Europa, assegurando que o investimento no espaço continua a trazer benefícios para os cidadãos europeus. Os seus projetos destinam-se a descobrir mais sobre a Terra, o ambiente espacial próximo, o sistema solar e o Universo, bem como desenvolver tecnologias e serviços com base nos satélites e promover as indústrias europeias http://www.esa.int/esaCP/SEMLWM52Q8H_index_0.html

Além da importância que tem para a ciência, a ESA é importante para a sociedade e para os jovens, particularmente numa altura em que há uma crise de interesse das novas gerações pelo avanço da tecnologia.

A ESA tem a sua sede em Paris e também centros noutros locais da Europa, nomeadamente Noordwijk (Holanda), Darmstadt e Colónia (Alemanha), Frascati (Itália), Villanueva de la Cañada (Madrid), tem gabinetes de ligação na Bélgica, nos Estados Unidos e na Rússia, uma base de lançamento na Guiana Francesa e estações terrestres e de rastreio em imagevários locais do mundo.

O ESTEC (European Space Research and Technology Centre) é o maior centro e o coração técnico da ES http://www.esa.int/esaMI/ESTEC/index.html

Trabalham na ESA cerca de duas mil pessoas, altamente qualificadas e provenientes de todos os Estados membros, incluindo cientistas, engenheiros, especialistas em tecnologia de informação e pessoal administrativo.

A vertente educacional tem grande importância para a ESA que sente responsabilidade e interesse em contribuir para uma sociedade cientificamente alfabetizada e consciente.

O Programa Educacional da Estação Espacial Internacional (ISS) recorre aos voos espaciais tripulados como forma de captar a atenção e o interesse dos alunos, aliciando-os para os estudos, particularmente em disciplinas de ciências e de tecnologias, de modo a apreciar e compreender os benefícios, desafios e importância do espaço para a Europa.

Há uma preocupação em facultar uma série de atividades educativas e materiais para estudantes dos diversos níveis de ensino e respetivos professores, o que inclui o desenvolvimento e disseminação de recursos pedagógicos, bem como o apoio de experiências didáticas passíveis de serem executadas a bordo da ISS e outras naves espaciais.

Uma das formas de disseminação da componente educacional consiste na formação de professores. Decorreu de 10 a 13 de Julho de 2012, no ESTEC, em Noordwijk na Holanda, a 3ª edição do Workshop de Verão para professores onde os participantes aprenderam métodos de ensino inovadores e inspiradores, usando o espaço como um meio para envolver os alunos nas ciências. Além do trabalho de equipa com colegas de toda a Europa, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir novas competências permitindo seguramente melhorar seus métodos de ensino e dinamizar as aulas.image
O principal objetivo desta iniciativa é divulgar os materiais educacionais e pedagógicos desenvolvidos pela ESA; os conteúdos foram abordados numa perspetiva física e espacial, recorrendo frequentemente ao cenário de microgravidade vivido na Estação Espacial Internacional, no entanto têm grande interesse não só para a Física mas também para a Química, Matemática, Ciências Naturais, Biologia, Geologia, Geografia, entre outras áreas. Os participantes no Workshop receberam informação e formação, ao nível teórico e prático, bem como diversos materiais, desde kits experimentais a DVD´s e programas com aplicações informáticas que podem e devem utilizar em sala de aula, comprometendo-se ainda a divulgar estes conhecimentos junto dos colegas, no regresso às respetivas escolas e países de origem.

image

Foram 4 dias de trabalho intenso, sempre em língua inglesa, com palestras e workshops que alternaram entre o teórico e o prático, onde se exploraram diversas aplicações informáticas e muitas atividades experimentais, tendo sempre em mente a exequibilidade em sala de aula e sua pertinência nas aprendizagens dos alunos. Os participantes construíram e exploraram diversas experiências, praticaram a utilização de vários programas informáticos educacionais e partilharam as suas práticas pedagógicas. Houve também a possibilidade de visitar as instalações do ESTEC e perceber outras áreas de desenvolvimento dos trabalhos aqui realizados além da componente educacional, nomeadamente as missões humanas no espaço (Human Space Fly), a observação da Terra (Earth Observation) e o programa de ciência (Science Program).

De entre muitas candidaturas foram selecionados 36 participantes, oriundos de 12 países europeus; portugueses foram 5 e a única representante algarvia tem o privilégio de lecionar no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, podendo assim divulgar pessoalmente e com entusiasmo toda a aprendizagem, partilha de experiências e materiais pedagógicos que trouxe na bagagem.

imageAconselho vivamente a todos os interessados pelas ciências em geral a visitarem e explorarem o Portal da ESA: http://www.esa.int/esaCP/index.html, bem como a sua página educacional:

http://www.esa.int/SPECIALS/Education/index.html

A notícia e o vídeo do Workshop podem ser vistos em:

http://www.esa.int/SPECIALS/Education/SEMNXAVTP4H_0.html

A disseminação aos alunos dos muitos projetos e desafios da ESA tem sido feita em sala de aula e brevemente serão agendadas palestras de divulgação aos professores.

Dina Cintra, professora de Ciências Físico-Químicas na Escola E. B. 2, 3 das Naus

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.