Header Ads

A Escola e os Valores Universais

clip_image002
Se algum aluno ler este artigo, pensará que está na presença de algum intruso ou de algum “cota”, mas não está. Não sou intruso, porque tive sempre muito respeito pela escola como estabelecimento de ensino e não sou “cota” porque cotas há muitos e de qualquer idade.
Na escola, além da instrução que é ministrada, e por isso mesmo, adquirem-se valores que nos acompanham pela vida fora.
Os valores da amizade e camaradagem adquiridos, manifestar-se-ão em qualquer situação.
Na escola adquire-se o respeito pelas minorias, o respeito pelos diversos credos religiosos e pelas ideias políticas. Na escola aprende-se a viver em democracia. Devido à instrução que a escola nos transmite, obtemos conhecimentos que nos permitem distinguir e analisar os problemas do nosso tempo, com a medida exata da sua dimensão e do seu significado para todos nós.
Atualmente os meios de informação e comunicação estão de tal maneira desenvolvidos e tão perto de nós, até os podemos trazer no bolso, que os problemas e acontecimentos de todo o mundo vêm ao nosso encontro.
Só com a instrução é que podemos compreender e formar uma opinião sobre os fenómenos que acontecem em áreas tão complexas como a xenofobia, o racismo, a religião, a política e tudo o que compõe a nossa sociedade.


Texto de A. Sena (avô da aluna do 7º G Ana Lima)

_________________________________-
Foto retirada de Risco Contínuo

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.