Header Ads

Clube Einstein - Projeto CanSat




No Clube Einstein durante o ano letivo 2017-2018 desenvolveram-se muitas atividades entre estas o Projeto Can Sat 2018.

Um grupo de alunos concorreu, juntamente com trinta outras equipas portuguesas,  a um Projeto Europeu promovido pela ESA ( Agência Espacial Europeia)  com colaboração do Centro de Ciência Viva  e de outras Instituições.

 A equipa da Esc. Sec. Gil Eanes, mais propriamente a equipa J4R3 Sat Team, constituída por 6 alunos do 12º ano, mais propriamente o Rafael Gomes da Silva, Renata Prodan, Joana Azevedo, Janine Koch, José Gil Serro e João Paulo Inocêncio, orientados pela Prof. de Física- Química, Raquel Sarmento Silva, foi uma das dezasseis equipas que foi selecionado para a Final que decorreu nos Açores de 26 a 29 de Abril em Santa Maria nos Açores. 


No dia 19 de Maio a equipa J4R3 Sat Team esteve no centro de Ciência Viva de Lagos, no Dia do Arduíno, a apresentar o Arduíno utilizado no seu Can Sat, ou seja, esteve a apresentar e a partilhar esta sua grande aventura cientifica.

Aqui pode ver:
1. o filme que que possibilitou esta seleção;
2. o poster de apresentação obrigatória na Apresentação Final nos Açores;
3. o poster e o  filme apresentados na Palestra do Dia Arduíno que decorreu no Centro de Ciência Viva de Lagos a 19 de Maio. .








Equipa J4R3 Sat Team
Joana Azevedo
Janine Koch
José Gil Serro
João Paulo Inocêncio
Rafael Gomes da Silva
Renata Prodan

Professora Orientadora:

Raquel Sarmento


Agradecimentos:
Centro Ciência Viva de Lagos
Eletrónica e Programação - Fernando Afonso
Antena - Sr Cardeira
Filme - Henrique Silva
Escola Secundária Gil Eanes e professores colaboradores:
- Margarida Agostinho (Biologia Geologia)
- Jorge Relvas (Matemática)
- Sérgio Gonçalves (Informática)
- Helena Vieira (Coordenadora do Notícias do Gil)

Final CanSat Portugal 2018
A final da competição nacional Cansat teve lugar na Ilha de Santa Maria de 26 a 29 de abril.
16 equipas finalistas colocaram à prova os seus pequenos satélites. A equipa vencedora foi a GSat, do Colégio Guadalupe, no Seixal, e irá representar Portugal na final europeia. Saiba mais detalhes sobre os projetos vencedores aqui
Veja a galeria de fotos da final do CanSat Portugal 2018.
Assista às transmissões que foram feitas ao vivo do evento através do Canal Youtube CanSat Portugal 2018Estas transmissões foram asseguradas por alunos voluntários da Escola Básica e Secundária de santa Maria. Saiba mais sobre este projeto aqui.

Um pouco mais sobre o Can Sat :


O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA). 
A iniciativa desafia alunos do ensino secundário de todo o país a projetar e construir um modelo funcional de um micro-satélite (CanSat) cujos sistemas base (antena, bateria e sensores) terão de estar integrados num volume equivalente ao de uma lata de refrigerante.
Esta competição dá aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática num projeto espacial de pequena escala.
Um CanSat é um micro-satélite do tamanho de uma lata de refrigerante. O desafio para os estudantes é integrar todos os seus sistemas base, como a antena, bateria e os sensores, neste volume reduzido. 

As equipas participantes devem projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Este pode ser feito através de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1km, ou através de um avião, drone ou balão. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados colhidos.
Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto especial real: escolher os objetivos da sua missão, projetar o CanSat, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.
O ESERO Portugal organiza, desde 2014, uma competição a nível nacional. São selecionadas 15 equipas para a prova final. A equipa vencedora fica qualificada para competir no CanSat Internacional, organizado pela ESA.
Cada equipa deve idealizar um projeto científico para o seu CanSat que integre duas missões obrigatórias, designadas por “Missão Primária” e “Missão Secundária”. 
A missão secundária do CanSat será definida pela equipa. A missão escolhida deverá evidenciar as capacidades do CanSat e poderá ser baseada em missões reais de satélites ou numa demonstração da tecnologia existente no CanSat.  


Página da ESA sobre a competição europeia CanSat: www.esa.int/Education/CanSat
Página da ESA com dicas para os concorrentes: http://esamultimedia.esa.int/docs/edu/Tips_for_teams_2015.pdf
Página do Arduíno: www.arduino.cc/

Imprensa
Telejornal Açores 29 abril 2018RTP Açores, 29-04-2018
Telejornal Açores 27 abril 2018RTP Açores, 27-04-2018
Telejornal Açores 24 abril 2018RTP Açores, 24-04-2018
Há lugar para (mais) portugueses na ESAPúblico On-line, 30-04-2018
Space Rider em Santa Maria já em 2021Público On-line, 30-04-2018
Alunos vão pôr à prova microssatélites na eliminatória nacional que decorre nos Açores
Diário de Notícias, 28-04-2018
Da procura de vida às soluções para os fogos, cabe tudo numa lata satélite
Diário de Notícias, 29-04-2018
Procura de vida noutros planetas vence CanSatDiário de Notícias, 30-04-2018 
Satélites de lata nos Açores
CM Jornal, 13-05-2018
Final Europeia em Santa Maria CanSat 2018
O Baluarte de Santa Maria, 26-02-2018
Equipa apoiada pelo IPS vence concurso nacional CanSat 2018
Distrito - Notícias da Região de Setúbal, 04-05-2018

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.